Biólogos lançam na próxima quinta-feira obra sobre anfíbios de Mato Grosso do Sul

Professor idealizador do projeto Peixes de Bonito José Sabino é um dos autores do livro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Professor idealizador do projeto Peixes de Bonito José Sabino é um dos autores do livro

Mato Grosso do Sul possui 99 espécies de anfíbios registradas até 2014. Vinte e duas delas serão apresentadas no livro “Guia Anfíbios do Mato Grosso do Sul”, que será lançado nesta quinta-feira (26), às 20h, na Universidade Anhanguera-Uniderp. O evento acontece no hall da biblioteca da unidade matriz, situada na Avenida Ceará, 333, e contará com a presença de biólogos, professores, ambientalistas, jornalistas, gestores de educação, entre outros profissionais.

De autoria dos biólogos Fernando Ibanez Martins, José Luiz Sugai, José Sabino e Sabine Borges da Rocha,a obra pretende informar à comunidade quais são as espécies mais comuns de sapos, rãs e pererecas encontradas no território estadual e também desmistificar a má imagem popular que se formou sobre esses curiosos animais. “Os sapinhos alimentam-se de insetos, sem eles nossa vida seria muito pior, pois usaríamos mais inseticidas, os ambientes ficariam mais contaminados, as lavouras teriam mais pragas, a produção agrícola reduziria e mais doenças seriam transmitidas”, esclarece José Sabino, também doutor em Ecologia e professor da Anhanguera-Uniderp.

Rico em fotografias, o livro contempla curiosidades sobre morfologia, ecologia e distribuição geográfica dos anfíbios, com total simplicidade e linguagem de rápida compreensão. Um dos pontos que se destacam é a identificação de espécies encontradas em ambientes urbanos. “Queremos conscientizar a população que a vida silvestre pode manter contato com o homem de forma harmoniosa”, explica a bióloga Sabine Borges, egressa do Curso de Ciências Biológicas da Anhanguera-Uniderp.

Após o lançamento da obra, que representa o esforço entre seus idealizadores e o Programa Biota-MS, com o apoio da Estância Mimosa Ecoturismo e da Natureza em Foco, os guias serão enviados à Secretaria Estadual de Educação, que deve distribuí-los à rede de ensino. Parte do material também será doada à comunidade de Bonito, principal município de ecoturismo do Mato Grosso do Sul.

 

Sobre os autores

Fernando Ibanez Martins – Biólogo, Mestre e Doutor em Ecologia e Conservação. Tem experiência em ecologia de populações e comunidades de mamíferos não voadores, anfíbios e répteis.

José Luiz Massao M. Sugai – Biólogo, Mestre em Ecologia e Conservação e atualmente faz doutorado no mesmo segmento.  Atua na área de ecologia, com foco em comunidades de anfíbios em Mato Grosso do Sul.

José Sabino – Biólogo, Mestre em Zoologia pela Unesp e Doutor em Ecologia pela Unicamp. Atualmente é professor titular da Universidade Anhanguera-Uniderp e coordenador do projeto “Peixes de Bonito”. Tem experiência em planejamento e gestão de biodiversidade, comportamento animal, ecologia e história natural de peixes.

Sabine Borges da Rocha – Bióloga egressa da Anhanguera-Uniderp e mestre em Biologia Animal. Tem experiência na área de zoologia e ecologia de anfíbios anuros, atuando, principalmente, com pesquisa ligada a populações e comunidades de anuros.

Conteúdos relacionados