American Airlines e US Airways concluem fusão e criam maior aérea do mundo
As companhias aéreas American Airlines e US Airways anunciaram nesta segunda-feira a conclusão de sua fusão para a criação da maior companhia aérea do mundo, que se chamará American Airlines Group. A nova companhia, criada após vários anos de negociações, realizará cerca de 6.700 voos diários e viajará para aproximadamente 330 destinos em 54 países, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As companhias aéreas American Airlines e US Airways anunciaram nesta segunda-feira a conclusão de sua fusão para a criação da maior companhia aérea do mundo, que se chamará American Airlines Group. A nova companhia, criada após vários anos de negociações, realizará cerca de 6.700 voos diários e viajará para aproximadamente 330 destinos em 54 países, conforme detalhou nesta segunda-feira em comunicado.
A American Airlines Group começará a cotar hoje no mercado eletrônico Nasdaq sob as siglas AAL. O executivo-chefe da nova empresa, Doug Parker, deu início ao pregão da sede da companhia em Fort Worth (Texas).
Parker afirmou, em declarações ao canal financeiro CNBC, que os integrantes das duas companhias estão “muito contentes com a transação”. “É estupenda para nossos investidores, clientes e trabalhadores. É um grande dia para nós”, acrescentou.
Falência
A conclusão da fusão representa também a saída da American Airlines da falência declarada em novembro de 2011 para reduzir seus custos operacionais, especialmente os trabalhistas.
Segundo o acordo de fusão, 72% das ações da nova entidade foram distribuídas entre acionistas, devedores e alguns trabalhadores de AMR (a companhia mãe de American). Já os outros 28% foram para os acionistas de US Airways.
Embora as duas companhias aéreas já sejam legalmente uma só, o processo de integração de frotas, sistemas de reservas, operações e pessoal seguirá em andamento durante alguns meses. Um exemplo são as páginas eletrônicas diferentes, que serão mantidas para cada uma das companhias, além dos sistemas de compra de bilhetes e os programas de milhagem dos clientes.
A US Airways seguirá até 30 de março dentro da aliança internacional Star Alliance. Depois, se integrará à aliança OneWorld, da qual já fazem parte American Airlines, junto com o grupo IAG (British Airways e Iberia) e outras companhias aéreas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.