Senai recebe estudantes para orientar sobre escolha profissional

Na manhã desta quinta-feira, apenas a FatecSenai Campo Grande reuniu 390 alunos de 6 escolas no âmbito do Mundo Senai. O Mundo Senai, iniciativa nacional da entidade para repassar à comunidade em geral informações sobre as indústrias e orientações a respeito de cursos de formação profissional, abriu, na manhã desta quinta-feira (27/09), as portas das […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na manhã desta quinta-feira, apenas a FatecSenai Campo Grande reuniu 390 alunos de 6 escolas no âmbito do Mundo Senai.

O Mundo Senai, iniciativa nacional da entidade para repassar à comunidade em geral informações sobre as indústrias e orientações a respeito de cursos de formação profissional, abriu, na manhã desta quinta-feira (27/09), as portas das unidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia.

No período da noite de hoje, será a vez da unidade do Senai em Rio Verde receber a comunidade, enquanto amanhã (28/09) pela manhã as unidades de Nova Andradina e Ivinhema abrirão as portas para os estudantes das escolas dos dois municípios.

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai no Estado, Ilana Coutinho Alencar, o evento prossegue até sábado (29/09) na maioria das 11 unidades com a expectativa de reunir pelo menos 8,5 mil pessoas, entre estudantes, ex-alunos da entidade e empresários. “A programação do Mundo Senai inclui diversas palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visita aos laboratórios.

O evento terá a participação de dois públicos distintos: os ex-alunos, que vão apresentar o portal Mundo Senai para ter mais interatividade entre eles; e os empresários, que terão a oportunidade de fazer a apresentação do portfólio e palestras voltadas aos seus interesses”, disse.

Na FatecSenai Campo Grande, o Mundo Senai reuniu nesta manhã 390 alunos de seis escolas, segundo o gerente Artur Quintella, que abriu o evento na Capital. “Durante três dias os visitantes poderão conferir de perto todos os serviços que o Senai oferece, além dos cursos voltados para a comunidade.

Nosso propósito é mostrar para esses alunos a importância em adquirir experiência o quanto antes, além de destacar todos os cursos técnicos que a entidade oferece”, frisou, acrescentando que é importante que todos os visitantes questionem, perguntem, tirem todas as dúvidas e busquem informações.

Alunos

Para o aluno da Escola Estadual Alice Nunes Zampieri, Daniel Martinez Vera, 15 anos, pode visitar as dependências do Senai e conhecer de perto os cursos é a oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Quero muito fazer um curso técnico, pois acredito que dessa forma podemos adquirir experiência e conhecimento mais cedo”, disse. Da mesma forma pensa a estudante Dayane Cristina Vitorino da Silva, 17 anos, também aluna da Escola Alice Nunes Zampieri. “Já está na hora de sabermos o que vamos fazer da vida quando encerrarmos o Ensino Médio e poder conhecer os cursos do Senai é uma forma de abrir a mente e saber o que fazer no próximo ano”, garantiu.

O aluno da Escola Estadual General Malan, Kelvin Jones de Oliveira Duarte, 15 anos, participa pela primeira vez do Mundo Senai e garante que já sabe o que quer fazer quando terminar o Ensino Médio. “Me interesso pelos cursos da modalidade de aprendizagem industrial, pois é a oportunidade de estudar e atuar na área em alguma indústria da Capital”, disse. Já o estudante Lucas Rodrigues Andrade, 15 anos, também aluno da Escola General Malan, diz que o evento abre portas para um futuro certo. “É uma de conhecermos as diversas opções de cursos que podemos fazer, dar continuidade aos estudos, além de abrir a mente para coisas novas”, destacou.

Programação

Segundo Ilana Coutinho, como parte da programação está previsto a demonstração dos participantes da Olimpíada do Conhecimento do Senai e também a mostra dos projetos do Inova Senai. Na Capital, o destaque na programação fica por conta da apresentação do Programa Lego Education pelos alunos dos cursos da modalidade de aprendizagem industrial e também da oficina de eletricidade com dicas para economia de energia, ambos nesta quinta-feira (27/09), enquanto em Corumbá, nesta quinta e sexta-feira (28/09), serão realizadas oficinas sobre segurança do trabalho e mineração, além de um quis sobre o Senai.

Em Dourados, também nesta quinta (27/09) e sexta-feira (28/09), a atração na área de alimentos será a demonstração de técnica de swab e demonstração de cortes especiais em matérias primas como pescado e aves, enquanto na área de automação e TI, será feita a demonstração de prensa pneumática e braço robótico. No município de Naviraí, o destaque, nesta quinta-feira, será a palestra “Como a Pequena Empresa pode Lucrar com a Inovação” para os empresários da cidade, enquanto em Três Lagoas, na sexta-feira (28/09), haverá demonstração das etapas do processo de celulose e demonstração da bancada de robótica.

Nas unidades de Rio Verde, Sidrolândia, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina também haverá programação para que a comunidade possa obter mais informações sobre qualificação profissional. “Nesse evento o Senai tem a oportunidade de ter maior contato com o público. É onde mostramos a nossa infraestrutura e os tipos de serviços que podemos oferecer”, declarou a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai no Estado. Além de divulgar o Senai, o evento conta com a participação do IEL, vai divulgar os serviços e fazer os cadastros de estudantes para o banco de estágio, bem como o encaminhamento de estudantes para empresas que estão oferecendo estágio, além de orientação profissional e palestras sobre profissão, mercado de trabalho e assuntos relacionados.

Serviço – Mais informações sobre o Mundo Senai podem ser obtidas pelo site http://www.mundosenai.com.br

 

Conteúdos relacionados