Empresas têm até 31/01 para realizar a logística reversa, evento online traz os passos para regularização
Pragma Soluções Sustentáveis explicará em live como realizar a logística reversa das embalagens de forma segura, eficiente, inclusiva e sustentável.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem realizar a logística reversa das embalagens de seus produtos, após o descarte pelos consumidores. No caso do Mato Grosso do Sul, essa obrigação está prevista no Decreto 15.340/2019, que regulamentou a quantidade mínima de embalagens que devem ser recuperadas e destinadas à reciclagem, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para trazer clareza com o que se refere à logística reversa e seus encargos, a Pragma Soluções Sustentáveis realiza nesta segunda-feira, 17, às 17h (horário de Brasília) um evento online com os passos para regularização de forma eficiente, prática e sustentável.
“O que vamos fazer na Live de hoje é explicar para as empresas quais são as obrigações que elas têm frente à logística reversa no país e, mais precisamente, no estado de Mato Grosso do Sul. A intensão é apresentar formas para elas se regularizarem por meio do ‘Programa Recupera’, desenvolvido pela Pragma, que é um dos maiores projetos de logística reversa estruturante no país e o único presente em todos os estados brasileiros”, ressalta Dione Manetti, CEO da Pragma.
A Pragma é especialista em logística reversa de embalagens pós-consumo e atua oferecendo soluções eficientes para empresas de diferentes portes, trabalhando prioritariamente em parceria com cooperativas e associações de catadores, recuperando materiais e resíduos com foco em diminuir seus impactos no meio ambiente.
Quero Participar
Nessa oportunidade, você conhecerá mais sobre o Programa Recupera, que é a primeira iniciativa estruturante de logística reversa a atuar em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. “Junto conosco neste webinário estaremos com o Fabricio Soler, Advogado, um dos maiores especialistas do ponto de vista jurídico no tema da logística reversa no país, e teremos também o Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia do Brasil, que é uma entidade que confere e valida os resultados do Programa Recupera”, avisa Dione Manetti.
O evento é importante pois ele vai tratar das obrigações legais e de soluções da logística reversa para as empresas. Ele é voltado aos empresários, ou às pessoas que em suas empresas são responsáveis por este tema; é também de interesse daqueles que estudam a cadeia da reciclagem, como os coletores e também de servidores públicos que tem essa responsabilidade da recuperação de resíduos.
Vale ressaltar que este é um evento específico voltado a questão do cumprimento das obrigações legais de logística reversa no MS, mas a Pragma Soluções Sustentáveis realiza outras atividades que ajudam as empresas a compreender melhor a pauta ambiental e a se reposicionar em relação aos temas da economia circular e no desenvolvimento de projetos que geram impactos positivos na sociedade.
“Há um reposicionamento das grandes nações e companhias globais que entenderam que o tema dos resíduos, tanto é uma questão importante do ponto de vista econômico, por ser uma oportunidade de colaborar com o desenvolvimento e crescimento econômico, tanto como um tema fundamental para que a gente possa colaborar com a diminuição das mudanças climáticas no nosso planeta”, pontua Dione.
Faça sua inscrição gratuita através deste LINK e visite a página da Pragma na internet (www.pragma.eco.br) e conheça as ações realizadas em favor do meio ambiente. No Instagram, siga @pragma.solucoes.
Data: 17 de janeiro (segunda-feira)
Horário de Brasília: 17h
Transmissão via Zoom
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Youtuber engole 1,12 kg de molho de pimenta em 3 minutos por recorde no ‘Guinness’
O youtuber já quebraria o recorde se consumisse 300g do produto
Rayssa Leal comete erros e fica fora do pódio na etapa de Sydney da SLS
Não deu para Rayssa Leal na etapa de Sydney da Liga Mundial de Skate, a SLS. Com voltas abaixo do costume, a brasileira precisou apostar forte na série de manobras e até conseguiu boas notas e parecia que estaria no pódio, mas foi superada pela japonesa Funa Nakayama, que ficou em terceiro. A australiana Chloe…
Águas abertas: Brasil leva prata e bronze em etapa da Copa do Mundo
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut subiram ao pódio em Portugal
Apagão em SP será investigado pelo Ministério Público
De acordo com o promotor, é preciso esperar que a situação seja normalizada para agilizar as providências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.