O Ministério Público de instaurou inquérito para apurar eventuais irregularidades nas Festas da Mandioca e do Peão de , cidade distante 311 km de Campo Grande. A investigação acontece após denúncia de morador sobre o pagamento de bebidas e alimentos nos eventos, que através de Pix caía em conta particular de secretária municipal.

Conforme a denúncia, durante a Festa da Mandioca, moradores que pretendiam comprar os alimentos oferecidos pelos comerciantes presentes tinham à disposição o Pix. Quando concluíam a transferência, era constatado que conta era a particular de uma das secretárias municipais.

Na Festa do Peão, que também aconteceu em 2022, moradores que compraram bebida e alimentos, segundo a denúncia, e passavam cartão em máquina, tinham o valor destinado a um petshop local.

Consta no inquérito que um ofício foi encaminhado para o Município para que sejam informados os gastos públicos com a realização das festas citadas que foram submetidos à apreciação do Tribunal de Contas Estadual. A (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) deverá informar à promotoria se houve apresentação e eventual aprovação de prestação de contas.

‘Não tinha troco'

O prefeito do Município, Willian Fontoura (PP), conversou com a reportagem e disse que o uso do Pix da secretária municipal foi porque o evento não tinha troco em determinado momento.

“Eu li a denúncia. O que aconteceu foi que as pessoas iam comprar bebidas ou alimentos na Festa da Mandioca e não tinha troco. Aí a secretária, para ajudar, disponibilizou o pix dela aos comerciantes. Ao final da festa, tudo o que foi arrecadado, foi repassado [para as contas públicas]”, disse o prefeito. Sobre a máquina de cartão, ele disse que foi um empréstimo da loja, sobre a mesma situação.

Fontoura afirmou que em ambas as festas foram feitas as prestações de contas e que situação seria esclarecida com a promotoria do .