Ministério Público pede que Imasul suspenda licença para instalação de usina em Pedro Gomes

Recomendação foi feita para não afetar cachoeira da região

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sede do MPMS em Campo Grande. (Arquivo)

O promotor Matheus Macedo Cartapatti da promotoria de Pedro Gomes, distante a 305 quilômetros, de Campo Grande, pediu que o IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) suspenda a licença de instalação de usina hidrelétrica na região.

Segundo ele,“ o empreendimento pode afetar permanentemente a ‘Cachoeira da Água Branca’, que é a segunda maior cachoeira do Estado, com 83 metros de queda livre e vegetação densa e de beleza excepcional”, defendeu.

A recomendação é para que o Instituto cancele temporariamente a LP (Licença Prévia) e o processo de emissão da LI (Licença de Instalação) até que seja analisada a viabilidade de criação de uma Unidade de Conservação, bem como sua compatibilidade com o empreendimento.

O promotor diz, ainda, que a medida deve permanecer até que seja consultado o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Secretaria de Cultura Estadual sobre a necessidade de tombamento.

Caso a resposta seja positiva, será anulada a Licença Prévia e não sendo o caso de criar uma Unidade de Conservação ou tombamento, anular a Licença Prévia para se exigir estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental.

Ficará a cargo da Fundação de Cultura, analisar se a cachoeira pode ser considerada com “notável beleza” para o tombamento, decidindo sobre sua necessidade de proteção. Assim, os órgãos devem apresentar uma resposta ao pedido em até 15 dias úteis.

Conteúdos relacionados

TCE-MS quer informações sobre envio de servidores a seminário (TCE-MS, Divulgação)
prefeitura
Três Lagoas foi o último município a aderir ao Cidecol (PMTL, Divulgação)