STF determina criação de comissão para discutir alíquota do ICMS em MS e demais estados
Comissão especial será criada para apresentar propostas de solução para o imbróglio entre o Governo Federal, os estados, dentre os quais Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal sobre a redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis. O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a […]
Renan Nucci –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Comissão especial será criada para apresentar propostas de solução para o imbróglio entre o Governo Federal, os estados, dentre os quais Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal sobre a redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a criação da comissão e agendou a primeira reunião para o próximo dia 2 de agosto, com previsão para conclusão dos trabalhos até o dia 4 de novembro.
A decisão foi tomada no âmbito da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 984, na qual o presidente Jair Bolsonaro pede a limitação da alíquota do tributo nos 26 estados e no Distrito Federal, à prevista para as operações em geral.
A mesma decisão se aplica à ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7191, em que Mato Grosso do Sul e mais 10 estados questionam regras da Lei Complementar federal 192/2022 que determinaram a uniformidade, em todo o território nacional, das alíquotas do ICMS incidente sobre combustíveis.
Houve uma audiência de conciliação em junho, oportunidade em que os estados apresentaram algumas propostas para minimizar o impacto das decisões da União. Para o ministro, há uma divergência interpretativa, motivo pelo qual foi necessária a criação de uma comissão para averiguar a situação real dos impactos na arrecadação.
A comissão será formada por até cinco representantes dos estados e do Distrito Federal e cinco da União. O relator também determinou que a Secretaria do Tesouro Nacional designe servidor com poderes para disponibilizar elementos probatórios de interesse da instrução, entre os quais as informações sobre a receita tributária de ICMS de cada ente subnacional, em cada um dos 12 meses anteriores a junho de 2022 e dos meses seguintes.
Notícias mais lidas agora
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
Últimas Notícias
Midiamax leva o pódio na categoria web do 13° Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental
Repórteres Thalya Godoy e Graziela Rezende ficaram com o pódio com a reportagem “Novo ‘pretinho básico’, inteligência artificial chega para evitar catástrofes e furto de água em Campo Grande”
Tribunal recomenda que Paranaíba não pague vencedora de licitação do aterro sanitário
Aterro sanitário de Paranaíba é alvo de disputa após empresa ser excluída do processo licitatório. Contrato de até R$ 3,9 milhões foi oferecido após inspeção identificar série de problemas no local
Polícia investiga denuncia de estupro idosa de 69 anos em área indígena de Dourados
Vítima é moradora da retomada Ñu Verá, que fica às margens de rodovia perimetral
Perseguição policial acaba com adolescente batendo motocicleta em muro em MS
Adolescente ainda entrou em luta com um dos policiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.