CFM muda punição de médicos de Mato Grosso do Sul de censura pública para confidencial
Ambos foram punidos pelo CRM (Conselho Regional de Medicina de MS) com censura pública em publicação oficial, mas tiveram as punições alteradas para censura confidencial em aviso reservado
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O CFM (Conselho Federal de Medicina) mudou a punição de dois médicos de Mato Grosso do Sul após recursos julgados no Tribunal Superior de Ética Médica. O resultado dos julgamentos foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).
Ambos foram punidos pelo CRM (Conselho Regional de Medicina de MS) com censura pública em publicação oficial, mas tiveram as punições alteradas para censura confidencial em aviso reservado.
De acordo com os processos, um dos médicos teria anunciado títulos científicos que não poderia comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não estaria qualificado ou registrado no Conselho Regional de Medicina.
O outro, teria ferido sete artigos do Código de Ética Médica. Ele teria deixado de cumprir, salvo por motivo justo, as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina e de atender às suas requisições administrativas, intimações ou notificações no prazo determinado; desobedecido aos acórdãos e às resoluções dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina ou desrespeitá-los; praticado o exercício mercantilista da medicina; feito referência a casos clínicos identificáveis, exibido pacientes ou imagens que os tornem reconhecíveis em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.
O mesmo médico teria, ainda, divulgado informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico; participado de anúncios de empresas comerciais, qualquer
que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão e, como o outro, anunciado títulos científicos que não poderia comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não estaria qualificado ou registrado no Conselho Regional de Medicina.
A publicação não divulga o nome dos médicos que tiveram a punição amenizada pelo CFM.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Senado aprova texto-base da reforma tributária
Esses novos impostos são uma unificação de cinco tributos
Receio fiscal ofusca tom duro do Copom e devolve dólar a R$ 6,00
Receio fiscal ofusca tom duro do Copom
Corpo encontrado entre forro e telhado de igreja em construção era de homem de 26 anos
Polícia suspeita que a vítima tenha morrido eletrocutada, pois teria ocorrido um choque na fiação
Denúncias contra clínicas de estética em Campo Grande sobem 51% em 2024
Em 2024, 16 denúncias foram feiras, no período de janeiro a novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.