Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) tutela de urgência para que o Governo de MS não comece, continue ou conclua o na área do , em , para a construção de um estacionamento e um prédio ao lado do TJMS (Tribunal de Justiça de MS).

Conforme a decisão do juiz da Primeira Vara de Direitos Coletivos da Capital, Ariovaldo Nantes Corrêa, publicada nesta sexta-feira (20), caso o governo descumpra a ordem, multa diária de R$ 5 mil será aplicada.

O magistrado explica no documento que a decisão foi tomada devido a possível lesão direta ao direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e deu prazo para que o Estado e o MP apresentem provas de que o desmatamento do Parque será feito sem prejuízos a fauna e flora, para que só depois disso conceda a liberação.

Há um mês, o Jornal Midiamax flagrou limpeza e desmate de área ao lado do prédio do TJMS, em Campo Grande. Na época, o Governo do Estado afirmou que a responsabilidade pela obra era do próprio Tribunal de Justiça, já que o objetivo da obra seria construção de estacionamento no local.

Impasse na Justiça

Tudo começou quando o Governo do Estado encaminhou ao (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em novembro de 2018, pedido para desmatar área de 3,31 hectares do parque para construir estacionamento.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) chegou a confirmar, meses depois, que além de estacionamento mais prédios seriam construídos no Parque.