Ruy Celso já discursa como desembargador do TJ-MS

Com o auditório do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lotado, o juiz Ruy Celso Barbosa Florence, já discursa como desembargador da corte, função conquistada por merecimento no mês passado, numa votação unânime. Ruy Celso substitui o desembargador Rêmolo Letteriello, que aposentou-se em março passado. A cerimônia é participada pelas principais autoridades […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o auditório do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lotado, o juiz Ruy Celso Barbosa Florence, já discursa como desembargador da corte, função conquistada por merecimento no mês passado, numa votação unânime.

Ruy Celso substitui o desembargador Rêmolo Letteriello, que aposentou-se em março passado. A cerimônia é participada pelas principais autoridades judiciais do Estado, representante do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Procuradoria Geral de Justiça, autoridades da judiciário paulista, colegas de faculdade de Ruy Celso, além mãe, irmãos, mulher e as duas filhas do novo desembargador.

Quem é

Filho de procurador de Estado e professora universitária, o paulista Ruy Celso Barbosa Florence nasceu em Aguaí e ingressou na magistratura sul-mato-grossense em fevereiro de 1986. Atuou como juiz na Comarca de Bonito antes de ser promovido, por merecimento, para a 1ª Vara da Comarca de Paranaíba, em outubro de1988.

Em 1990, a pedido, foi removido, para a 1ª Vara Cível de Aquidauana e, seis anos depois, por merecimento, foi promovido para a 4ª Vara de Família de Campo Grande, de onde, por permuta, foi removido para a Vara de Execução Fiscal Estadual da Capital, em abril de 2007.

O desembargador já atuou como juiz titular do 6º Juizado Especial Cível e do Juizado do Consumidor, ambos de Campo Grande, além de ter presidido a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. Foi membro efetivo do TRE/MS na classe Juiz de Direito e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça por dois biênios.

É bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais, especialista em Direito Penal e Criminologia, mestre em Direito das Relações Sociais e doutor em Direito das Relações Sociais. É professor decano dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direto da Universidade Anhanguera – Uniderp, Campo Grande, tendo sido o primeiro coordenador do Curso de Direito da Uniderp e nome da primeira turma de formandos.

Ruy Celso é ainda professor da Escola Superior da Magistratura de MS (Esmagis), professor convidado da Escola Superior do Ministério Público de MS, professor convidado da Escola Paulista da Magistratura, membro fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Jurídicas e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Foi presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), professor do Departamento de Filosofia do Direito da PUC-Campinas e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MS. Recebeu título de cidadão sul-mato-grossense da Assembleia Legislativa e título de cidadão aquidauanense da Câmara Municipal de Aquidauana. Tem várias obras publicadas. (com informações da assessoria de imprensa do TJ-MS).

Conteúdos relacionados