Vereadores fazem audiência pública para debater fiscalizações nas vendas de fios de cobre

Discussão ocorre após prefeita assinar decreto que regulamenta fiscalização para barrar furtos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Izaias Medeiros, CMCG)

Na próxima sexta-feira (27), vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande farão audiência Pública para o debate de soluções nas fiscalizações nas vendas de fios de cobre. A reunião acontece às 9h no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis.

A discussão foi convocada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente da Casa, composta pelos vereadores Zé da Farmácia (presidente), Silvio Pitu (vice), Dr. Jamal, Betinho e Prof. André Luís.

Vale lembrar que no dia 9 de outubro, a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (PP) assinou decreto que regulamenta fiscalização para barrar furtos de fiação na Capital.

O texto dispõe sobre a proibição de aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e beneficiamento de materiais metálicos ferrosos sem comprovação de origem.

Quem tentar vender um desses materiais e não comprovar a origem poderá ter o material apreendido e um prazo de 30 dias para se adequar a notificação. Em casos de reincidência, multa no valor de R$ 3 mil. Na segunda reincidência, a multa sobe para R$ 6 mil e o alvará da pessoa será cassado.

Lei foi aprovada em 2022

Aprovada desde maio de 2022, a Lei que exige comprovação de origem ou procedência na comercialização de cobre, alumínio e estanho em Campo Grande ainda não havia sido regulamentada para que pudesse ser fiscalizada. Após o ato, a fiscalização será realizada pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Conteúdos relacionados