Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) garantiu nesta segunda-feira (15) que está em para selar apoio regional entre o MDB e o . “Sou madrinha e vim para selar esse acordo em nome do MDB nacional. Essa é uma conversa que existe em nível regional. Eu não tenho o costume de me envolver. Sempre respeitei a executiva do MDB e PSDB”, disse.

A ex-senadora participou de uma reunião com o governador (PSDB) para ouvir dos secretários as parcerias possíveis para Mato Grosso do Sul com o governo federal.

No entanto, os dirigentes do MDB afirmaram após evento do partido estadual em abril que a ideia é lançar um candidato próprio em 2024 para Campo Grande, maior colégio eleitoral do Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2022, Renan Contar (PRTB) teve 130.972 votos em Campo Grande. Puccinelli teve a segunda maior votação, com 107.260 votos na Capital.

Na ocasião, Puccinelli disse que não tem o desejo de ele mesmo ser o candidato, mas que seguirá a vontade do partido. “Sempre fui partidário. Se o partido me escalar, eu me candidato. Pretensão eu não tenho, mas como partidário eu cumpro as missões que um partido determina”, explicou Puccinelli após convenção.

Puccinelli é cogitado pelo alto escalão do partido. De acordo com o presidente do MDB em Mato Grosso do Sul, deputado estadual Junior Mochi, o ex-governador, ao lado do vereador Dr. Jamal, são fortes nomes do partido para o executivo da Capital.

Almoço entre lideranças

Os ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e André Puccinelli (MDB) participam nesta segunda-feira (15) de reunião com a cúpula do MDB e PSDB no Estado, em almoço promovido pela ministra Simone Tebet em Campo Grande. O governador tucano Eduardo Riedel também foi convidado para o encontro.

A ideia, segundo o presidente estadual do MDB, deputado estadual Junior Mochi, é estreitar relações com o PSDB. “É um almoço feito a convite do secretário para todos sentarem e conversarem”, esclareceu. Mochi é um dos convidados.

O deputado admite que há aproximação do MDB com o PSDB desde que Eduardo Rocha assumiu a secretaria de Governo e Gestão Estratégica na gestão de Reinaldo Azambuja. Atualmente, o marido da ex-senadora Simone Tebet está na Secretaria da Casa Civil.

Um dos assuntos a serem discutidos na reunião é a sucessão de Mochi frente ao partido no Estado. Na última semana, foi cogitado o nome do ex-senador Waldemir Moka para assumir a sigla. O fato teria gerado desconforto do deputado Márcio Fernandes, que há tempos tenta estreitar as relações com o PSDB.

O parlamentar chegou a defender que o MDB se aproxime do PSDB ao invés de ter uma chapa própria nas eleições de 2024 em Campo Grande, ideia contrária do que defendeu a cúpula do MDB durante reunião do partido em abril.