Pular para o conteúdo
Política

Senadores de MS podem votar retomada de obras públicas da Saúde e Educação

Projeto de Lei que cria o plano de retomada está na pauta desta terça-feira (10)
Dândara Genelhú -
saúde senadores obras
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Os senadores de e outros estados podem votar o PL (Projeto de Lei) nº 4.172/23 nesta terça-feira (10). A proposta cria um plano de retomada de obras públicas na área da Educação e Saúde.

Então, a matéria que está na pauta do Plenário garante recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do SUS (Sistema Único de Saúde) para as construções prioritárias. Os estados e municípios definirão os empreendimentos considerados como prioridade.

A proposta cria o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia. Serão contempladas obras que já receberam recursos do FNDE e do SUS.

Se for aprovado, as obras que tiverem repactuação do devem ser concluídas em 24 meses. Haverá possibilidade de uma única prorrogação, pelo mesmo período.

No entanto, o projeto de lei prevê que as regras de priorização das obras contempladas serão definidas pelo Executivo após a implementação da proposta. Obras em comunidades rurais, indígenas e quilombolas devem ganhar prioridade. Além daquelas em municípios que sofreram desastres naturais nos últimos dez anos.

O projeto do Executivo foi enviado em agosto deste ano e dá possibilidade de inclusão de obras com irregularidades. Para isso, não deve haver prejuízo para a apuração de responsabilidades sobre as falhas.

Por fim, vale lembrar que a proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados. Os deputados acrescentaram dispositivos para a retomada de obras do setor cultural e para a renegociação de dívidas com o (Fundo de Financiamento Estudantil).

No Senado, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) é relatora da matéria. Ela apresentou parecer pela aprovação do projeto e não prevê alterações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Acusados de negarem socorro a adolescente que morreu em escola indígena são absolvidos

Trump assina lei anti-fentanil nos EUA e reitera tarifa de 20% sobre China por tráfico da droga

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Bebeu água hoje? Campo Grande enfrenta baixa umidade e população tenta driblar o clima seco 

Últimas Notícias

Política

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Pix aumentou a competitividade da economia nacional, avalia o parlamentar

Política

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

"É difícil entender o que se passa na cabeça de um sujeito absolutamente impulsivo e descontrolado como Trump", disse ainda o parlamentar

Brasil

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Medida tinha sido suspensa pelo Congresso

Mundo

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Supremo Tribunal Federal não se manifestou