O Prêmio Alysson Paolinelli foi proposto em de Resolução do Senado. A intenção é homenagear pessoas físicas ou jurídicas com iniciativas e práticas de produção sustentável de alimentos que se destaquem no país.

As iniciativas devem contribuir para a segurança alimentar no Brasil. A matéria é assinada pela senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), e pelo senador por Mato Grosso, Jayme Campos (União).

Conforme o texto, o prêmio será realizado anualmente e entregue a três pessoas físicas ou jurídicas. A sessão de entrega do prêmio será realizada no Senado Federal.

Alysson Paolinelli

O ex-ministro da , Alysson Paolinelli, morreu aos 86 anos em 29 de junho. Ele estava internado em estado grave no Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, em 1936. Engenheiro-agrônomo, ele assumiu a Secretaria de Agricultura do estado em 1971.

Além de ex-ministro, Paolinelli também ocupou a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais em três oportunidades – durante as gestões de Rondon Pacheco, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo. Ele foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022.

Foi palestrante na abertura da terceira edição programa Líder MS, em Campo Grande, no ano de 2017, trazendo conhecimento e a experiência para os participantes do 1º ciclo.