A cerimônia de posse da senadora, Simone Tebet (MDB), como Ministra do Planejamento e Orçamento ocorre nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

De Mato Grosso do Sul, a senadora ficou em terceiro lugar nas eleições para presidência da República deste ano. Ao longo do segundo turno, publicou apoio ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Simone se tornou uma das figuras centrais e principais apoiadoras de Lula durante o segundo turno das eleições.

Com o apoio, Tebet buscava comandar um Ministério durante o governo petista. Após diversas tratativas, Simone ficou com o Ministério do Planejamento e Orçamento.

Entre as competências do Ministério de Planejamento e Orçamento, estão a elaboração de subsídios para o planejamento e a formulação de políticas públicas de longo prazo destinadas ao desenvolvimento nacional.

Ainda a elaboração de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura socioeconômica e gestão dos sistemas cartográficos e estatísticos nacionais.

Além disso, a formulação de diretrizes, acompanhamento e avaliação de financiamentos externos de projetos públicos com organismos multilaterais e agências governamentais.