Simone Tebet aceita Ministério do Planejamento sem bancos públicos
Aliados da senadora apontam que ela conseguiu manter o PPI
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A senadora Simone Tebet (MDB) aceitou nesta terça-feira (27) o Ministério do Planejamento e Orçamento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem os bancos públicos – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil – segundo a Folha de São Paulo.
Aliados da senadora apontam que ela conseguiu manter o PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), que por acerto anterior ficaria na Casa Civil.
Terceira colocada na eleição presidencial deste ano, Tebet apoiou o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno. Agora, ele faz questão de tê-la em sua equipe, atribuindo sua vitória em parte à emedebista.
As articulações estão sendo lideradas pelo futuro ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, e Baleia Rossi, presidente nacional do MDB. Tebet chegou a Brasília (DF) na noite de segunda-feira (26).
Preterida no Ministério do Desenvolvimento Social, a senadora tem como outra alternativa o Ministério das Cidades, mas a vaga é pleiteada pelo MDB da Câmara e não chegou a ser oferecida a Tebet. Segundo aliados, emissários de Lula sinalizaram com os ministérios do Meio Ambiente, que deve ficar com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede/SP), e com o Turismo, que a sul-mato-grossense rejeitou.
Hoje Banco do Brasil e Caixa estão sob o guarda-chuva do Ministério da Fazenda, que ficará com Fernando Haddad (PT). A expectativa é de que ambos os bancos sejam comandados por mulheres, que foram escolhidas por indicação de Lula.
Já o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fica sob a alçada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que será chefiado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). O presidente do BNDES será Aloizio Mercadante.
Concretizada a indicação, Tebet será a segunda representante de Mato Grosso do Sul na Esplanada dos Ministérios. Cida Gonçalves vai assumir o Ministério das Mulheres.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Balneário onde homem morreu ao cair de tobogã diz que foram feitos todos os procedimentos de socorro
Vítima bateu a cabeça no próprio equipamento e parou na água, sendo resgatado pelo salva-vidas
Única aposta fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena deste sábado
Números sorteados foram: 01- 06- 24- 47- 55 – 58
Partida de futebol de estudantes termina em pancadaria entre pais no Monte Castelo
Casal teria agredido uma mulher, mas os dois alegam é que a vítima que começou agressões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.