Novo procedimento em Lula foi ‘um sucesso’, diz médico após embolização na artéria
O presidente Lula (PT) passou, na manhã desta quinta-feira (12), por um novo procedimento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O médico Roberto Kalil disse que “foi um sucesso” e o presidente está acordado e conversando. Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média. O objetivo era bloquear o fluxo de sangue no […]
Da Redação –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Lula (PT) passou, na manhã desta quinta-feira (12), por um novo procedimento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O médico Roberto Kalil disse que “foi um sucesso” e o presidente está acordado e conversando.
Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média. O objetivo era bloquear o fluxo de sangue no cérebro para evitar futuros sangramentos, segundo Kalil.
A intervenção durou menos de uma hora. Trata-se de uma complementação cirúrgica, realizada em uma sala de cateterismo, e não em centro cirúrgico (não é considerada uma técnica cirúrgica).
“Procedimento foi com sucesso, ele [presidente] está acordado, falando”, afirmou Kalil. “Ele vai agora para o mesmo leito que ele estava na UTI. É feito [o procedimento] numa sala de cateterismo”, explicou o médico.
Não há previsão para Lula deixar a UTI. “Sair da UTI é muito relativo, não se sabe ainda [se ele vai sair]”, declarou o médico. Kalil também não informou se foi retirado o dreno do presidente, como estava previsto após a cirurgia emergencial realizada na terça-feira (10).
A situação de Lula
Lula resiste em pedir licença. Pessoas próximas disseram ao UOL que acham muito difícil que o presidente peça algum tipo de afastamento durante a internação. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), tem cumprido agendas no lugar de Lula, e os ministros têm atuado nas negociações com o Congresso, especialmente em relação ao pacote fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A previsão é que Lula volte a Brasília na semana que vem.
A informação do novo procedimento aumentou as especulações sobre a saúde do presidente ontem. O médico de Lula, entretanto, afirmou que o protocolo já estava previsto —apesar de também ter dito, em coletiva de imprensa, que a decisão foi tomada pela equipe médica apenas nesta quarta (11). Kalil disse que o presidente e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, “fizeram questão” de antecipar o aviso à imprensa sobre a realização do novo procedimento.
Notícias mais lidas agora
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
- ‘Irmandade’: Abalados, colegas de trabalho lamentam morte de policial em delegacia de Campo Grande
- Envolvido em latrocínio de PM há 10 anos morre em confronto com o Choque no Jardim Colúmbia
Últimas Notícias
Corpo do investigador encontrado morto em delegacia será sepultado nesta terça-feira na Capital
O velório começa na noite desta segunda-feira (13)
PMMS abre inquérito para apurar confronto com morte de suspeito em Pedro Gomes
Corporação afirmou que suspeito estava fugindo de abordagem com uma arma de fogo
Sancionada lei que proíbe celulares nas escolas; relembre falas da bancada de MS
Projeto foi aprovado no Congresso no fim de 2024
Após pressão de produtores, granjas suínas terão até 2030 para instalar biodigestores
Apenas 5% das plantas de Dourados possuem o equipamento. Em MS, 40% precisam instalar tecnologia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.