Deputados federais eleitos votam Mesa Diretora em 1º de fevereiro

Mesa Diretora será votada no mesmo dia em que a posse

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
mesa câmara (1)
Imagem ilustrativa. (Foto: Agência Brasil)

Os 513 deputados federais eleitos tomam posse na Câmara dos Deputados em 1º de fevereiro. No mesmo dia, parlamentares votam a Mesa Diretora para o biênio de 2023/2024.

Em Mato Grosso do Sul, foram eleitos oito deputados federais, sendo quatro reeleitos. Representam MS na Câmara pelos próximos quatro anos: Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB),Dr. Luiz Ovando (PP), Beto Pereira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL).

A posse começa às 10h e às 13h — horários de Brasília — os deputados se organizam em blocos parlamentares. Às 14h se reúnem com os líderes para escolha dos cargos da Mesa Diretora.

Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Vale pontuar que os cargos são preenchidos por divisão entre os partidos.

A Mesa é composta por: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário. Após a definição dos cargos, às 16h30 (horário de Brasília) acontece a sessão de eleição da Mesa Diretora.

Para o início da votação, pelo menos 257 deputados devem estar presentes no Plenário da Câmara. Então, cada deputado registra os votos de uma vez só na urna eletrônica.

Os blocos são desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, contudo também valem para a distribuição das presidências e comissões ao longo do mandato de quatro anos. No entanto, a eleição da Mesa Diretora para o biênio de 2025/2026 abre a possibilidade de formação de novos grupos.

Mesa Diretora

O candidato deve ter a maioria absoluta dos votos em primeira votação para ser eleito. Ou então, deverá ser o mais votado no segundo turno.

Primeiro é apurado o novo presidente, depois os demais integrantes da Mesa. Além dos cargos que assumem a diretoria, quatro suplentes serão eleitos.

Por fim, a Mesa Diretora eleita será responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa de Leis. As atribuições preveem a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

tiago vargas