Após incertezas, Lula faz desfile em carro aberto até o Congresso

Desfile em carro aberto era incerto devido a possíveis hostilidades contra Lula durante a cerimônia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lula
Lula em carro aberto (Foto: Divulgação/PT)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na Catedral de Brasília neste domingo, 1º, para participar do desfile cerimonial de posse. O petista faz desfile em carro aberto no Rolls-Royce presidencial até o Congresso.

Estão no carro também a esposa de Lula, Janja da Silva, além do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e sua esposa, Lu Alckmin. O desfile em carro aberto era incerto devido a possíveis hostilidades durante a cerimônia.

Ainda assim, Lula optou por seguir o rito dos presidentes eleitos e desfilar em carro aberto até o Congresso.

Multidão na posse

A Esplanada dos Ministério recebeu um multidão desde as primeiras horas deste domingo para a cerimônia de posse. No sábado, 31, caravanas foram vistas chegando à capital federal com eleitores segurando bandeiras, camisetas e bonés vermelhos.

O público esperado era de cerca de 300 mil pessoas, segundo a equipe de transição de governo. Mas, por questão de segurança, o acesso à Praça dos Três Poderes ficou limitado a 30 mil pessoas durante a cerimônia. O evento de posse foi turbinado por um festival de música com a participação de cerca de 60 artistas.

Haddad

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já chegou ao Plenário da Câmara dos Deputados, onde acompanhará a sessão solene de posse do presidente Lula e do vice-presidente.

O ministro permanece no fundo do plenário, onde teve longa conversa com o ex-senador e ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), que irá presidir a Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) – vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que será comandado por Alckmin.

Haddad também conversou longamente com presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP). O partido terá três ministérios no novo governo, incluindo o Planejamento, que será chefiado por Simone Tebet.

O MDB ainda comandará as Pastas das Cidades e dos Transportes com Jader Filho e Renan Filho, respectivamente.

Conteúdos relacionados