Vereadores tiveram de 'devolver' nome à rua após reclamação de moradores de Campo Grande

Alteração em nome de rua é comum na Câmara Municipal
| 05/06/2022
- 09:02
Rua
Rua São Marcos, que aparece no Google com nome de Idiran Santos Fernandes “Mineiro”. - (Foto: Reprodução, Google).

Mudança em nome de via é algo comum na Câmara Municipal de Campo Grande, além de polêmico, tanto que normas foram adotadas ao longo do tempo. Justamente neste contexto, que em episódio mais recente, uma rua que teve o nome modificado 'voltou' ao original depois de de moradores.

É o caso da Rua São Marcos, no Bairro Jardim Jacy. Em 2020, a então vereadora Enfermeira Cida do Amaral apresentou o 9849/20, mudando a denominação da via para Rua Idiran Santos Fernandes Mineiro.

A assessoria na ocasião apresentou abaixo-assinado com aval de 18 moradores, cumprindo parte de uma das exigências para alteração de lei. Mas, em 2022, pessoas que seriam as donas dos imóveis da via buscaram o vereador Valdir Gomes (PSD) relatando que a maioria assinante é inquilina.

Além disso, o documento dos reclamantes cita que quem assinou o abaixo-assinado não foi 'devidamente' consultado e informado com 'clareza' a respeito da propositura.

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) teria enviado ofício recomendando a rejeição da mudança, indicando que 'causaria prejuízos aos moradores e comerciantes do local'.

Rua teve o nome original de 'volta'

Em 22 de fevereiro, então, o vereador Valdir Gomes apresentou nova proposta. Desta vez, com a 'devolução' do nome de origem da rua. A denominação, afirmaram os donos dos imóveis, foi pensada por meio da comunidade católica São Marcos.

"Fica reestabelecida de 'Rua São Marcos' a denominação do trecho compreendido entre a Av. Bandeirantes e Av. Laudelino Barcelos, na Vila Jacy", trouxe o segundo artigo do então projeto de lei.

Depois da aprovação, o fim do troca-troca foi sancionado e se tornou a Lei nº 6.804.

Veja também

Ataíde Feliciano da Silva perdeu mandato por acusação de compra de votos, ao fazer 2 doações de combustíveis a eleitores

Últimas notícias