A vereadora Silvana Vasconcelos e o vereador NIlsinho Construtor apresentaram à Câmara Municipal de Fátima Do Sul, a 237 quilômetros de Campo Grande, requerimento para abertura do processo de cassação do vereador Diego Candido Batista, o Diego Carcará, investigado por agredir a esposa e a enteada no dia 23 de janeiro.

Conforme já noticiado, na ocasião dos fatos, Diego teria chegado em casa de uma viagem e estava com o bebê de 1 ano no colo, quando teria derrubado a criança. Houve uma discussão entre ele e a esposa, momento em que o vereador tentou agredir a enteada com um chinelo. A mãe da menina entrou na frente e foi agredida, assim com a criança. 

A Polícia Militar foi acionada e Diego foi detido em flagrante, alegando que estava apenas se defendendo de agressões da esposa. Ele já tinha ameaçado a mulher anteriormente, fato apurado pela polícia após a prisão,bem como também já tinha passagem por violência doméstica, com outra vítima. O vereador ficou detido na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

No requerimento, Silva e Nilsinho ratificaram a gravidade dos atos cometidos. “Como sabido por todos, o ilustre vereador se envolveu em um grave episódio de violência doméstica contra a mulher e permaneceu, por esta razão, um mês preso preventivamente por ordem do Juízo da Comarca de Fátima do Sul. Ainda terá de responder a um processo criminal pelos mesmos atos. Tudo isso cria um enorme desgaste para o nome desta Câmara Municipal”, afirmaram.

Assim, alegaram que as evidências colhidas até o momento embasam o procedimento de cassação. “Não obstante tenha o vereador resguardado o seu direito de defesa no âmbito do processo criminal, é certo que como representante do povo nesta Casa de Leis não goza das mesmas garantias processuais, e as provas em relação aos fatos que chegaram ao nosso conhecimento são suficientemente fortes para embasar o pedido de cassação do vereador, pois o seu comportamento é obviamente incompatível com o decoro parlamentar, o que dá ensejo à perda do mandato”.

O procedimento deve ser levado para análise na próxima sessão da Câmara Municipal. A expectativa é de que fosse apreciado na sessão da manhã desta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, mas até o fechamento desta edição, as informações eram de que o requerimento não havia sido incluído na pauta. O parlamentar está em liberdade, mas com restrições impostas pela Justiça.