TRE-MS recebe 2,6 mil urnas novas para Eleições Gerais de 2022

Modelo novo traz mais recursos de acessibilidade e segurança
| 06/02/2022
- 21:50
O novo modelo promete mais agilidade na votação.
O novo modelo promete mais agilidade na votação. - Foto: Reprodução | TRE-MS.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de recebeu 2.650 unidades das novas urnas eletrônicas. Os novos modelos serão utilizados nas eleições gerais de 2022.

Chamado de ‘modelo 2020 (UE 2020)’, a nova urna tem recursos adicionais de acessibilidade, além de aprimoramentos da segurança, transparência e agilidade. Segundo o , entre as novas funcionalidades, o modelo tem maior duração de baterias e processadores mais rápidos.

Além disso, o terminal do mesário agora possui comandos sensíveis ao toque, ou seja, tem a tela touch. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma que essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral.

Assim, durante a votação de um eleitor, o terminal poderá identificar o próximo eleitor a votar e diminuir o tempo de espera nas filas. O TRE-MS ainda deve receber um último lote com 852 urnas.

Em 2020, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul contou com 7.092 urnas eletrônicas para atender todo o Estado. Foram 6.096 urnas de seção e 996 urnas de contingências.

Urna eletrônica

Há 25 anos o Brasil adotou urnas eletrônicas. Foram nas eleições de 1996 que o voto eletrônico chegou às capitais e aos municípios do interior com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.

Veja também

Serviço de mapeamento deve rastrear ocupações irregulares na Capital

Últimas notícias