Entre as 15 propostas aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta semana está a criação projeto de lei que institui o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, a ser comemorado anualmente em 28 de junho. A medida de autoria do vereador Rogério Yuri (PSDB) passou em 1ª discussão e votação.

Ao defender a proposta na tribuna, o vereador justificou que finalidade da criação desta data municipal é conscientizar a população douradense sobre a importância do combate à LGBTFobia no âmbito da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

“Este ano se comemora 11 anos da lei nº 4.031, que institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul. Portanto, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ é para reforçar que todos devem ser respeitados como um ser humano e ter os seus direitos garantidos”, destacou a parlamentar.

De acordo com o texto do projeto, a data tem por objetivo estimular a discussão e o aprofundamento de temas ligados ao combate a intolerância, o preconceito e os crimes de ódio motivados por LGBTfobia no Município, por meio da realização de debates, seminários e palestras, visando a estimular a participação ativa da população na discussão e contribuir para uma sociedade mais igualitária e humana.