O da 33ª Zona Eleitoral de Mundo Novo, Guilherme Henrique Berto de Almada, nomeou os mesários que vão atuar em nas eleições gerais, em outubro. O edital foi publicado na edição desta quinta-feira (14) do DJEMS (Diário da de Mato Grosso do Sul).

A 33ZE engloba Mundo Novo, Japorã, e Sete Quedas.

Quem não quiser ser voluntário neste pleito tem cinco dias para recorrer junto ao Cartório Eleitoral da cidade ou por e-mail. Caso o convocado não compareça no dia da votação, a partir das 6h, tem 30 dias para justificativa, sob pena de multa.

Confira abaixo a lista de convocados nas quatro cidades:

Vantagens em ser mesário

• O eleitor que for convocado, se universitário, poderá obter horas que valem como atividade extracurricular nas instituições parceiras do TRE-MS;

• Conforme a Lei Estadual 5.386/2019, há garantia de isenção do pagamento de taxas de inscrições dos concursos públicos realizados no Estado e, se previsto em edital, a participação também vale como desempate;

• Outro benefício são os dois dias de  no trabalho por turno da eleição e também dois dias de folga por dia de treinamento.

Mesário Voluntário

O eleitor pode se voluntariar para exercer essa função fundamental para a democracia. Nas eleições municipais de 2020, dos mais de 24 mil mesários do estado, cerca de 5 mil foram voluntários, representando uma média de 20%.

O programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral é focado na ampliação do número de colaboradores a atuarem de forma consciente e espontânea. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia das eleições.

Para se inscrever como mesário voluntário, clique aqui.