Em última mensagem de abertura de ano legislativo, Reinaldo fala sobre crescimento de MS acima da média

Reinaldo Azambuja entra no último ano como governador de MS
| 02/02/2022
- 13:44
Reinaldo leu discurso durante sessão solene
Reinaldo leu discurso durante sessão solene - Reprodução

No último ano como governador de Mato Grosso do Sul, (PSDB) fez seu último discurso de abertura do ano legislativo na Assembleia nesta quarta-feira (2) e elencou crises nacionais, pandemia e retomada do crescimento do Estado.

Reinaldo iniciou o discurso agradecendo à família e a oportunidade de governar o Estado durante oito anos. “Não poderia deixar de expressar aqui o quanto me sinto honrado pelo privilégio de ser governador da terra em que nasci, cresci, constituí família e construí uma vida inteira de trabalho e serviço à nossa população”.

O governador afirmou, ‘sem nenhum receio’, que entregará um estado muito melhor do que recebeu em 2015, ‘apesar de todas as dificuldades’. 

Ainda em seu discurso, Reinaldo avaliou que o governo não sucumbiu diante de diferentes crises nacionais e a uma grave pandemia. “Mantivemos nosso Estado de pé, funcionando e agindo para proteger a população. Em nenhum momento nos afastamos das nossas convicções e não titubeamos em tomar as decisões necessárias”.

Ele elencou os feitos nos últimos anos: “com as contas saneadas, alcançamos nova posição em solidez fiscal. Com nota 10 em transparência, recuperamos a credibilidade do estado e a confiança do investidor”. 

“Nesse tempo, crescemos sempre acima da média nacional, nos tornando o sexto estado mais competitivo do Brasil. Atraímos um volume formidável de novos investimentos e geramos mais que o dobro de empregos que o ano anterior”.

Por fim, o governador discursou que os esforços continuarão plenos até o último dia do governo. “Entregaremos à próxima gestão, um Estado mais organizado, produtivo e muito mais justo”.

Confira a seguir, o discurso completo:

COMPAREÇO PERANTE A ESTA CASA DE LEIS PARA CUMPRIR O DISPOSTO NO ARTIGO 89 DA NOSSA CONSTITUIÇÃO: A PRESTAÇÃO DE CONTAS SOBRE ANO QUE FINDOU E AS DIRETRIZES DO NOSSO PLANEJAMENTO PARA 2022.

ANTES, PEÇO LICENÇA PARA UM REGISTRO ESPECIAL: ESTA SERÁ A ÚLTIMA MENSAGEM DE ABERTURA DE ANO LEGISLATIVO SOB A NOSSA GESTÃO À FRENTE DO ESTADO.

POR ISSO, NÃO PODERIA DEIXAR DE EXPRESSAR AQUI O QUANTO ME SINTO HONRADO PELO PRIVILÉGIO DE SER GOVERNADOR DA TERRA EM QUE NASCI, CRESCI, CONSTITUÍ FAMÍLIA E CONSTRUÍ UMA VIDA INTEIRA DE TRABALHO E SERVIÇO À NOSSA POPULAÇÃO.

GOSTARIA DE FAZER UM AGRADECIMENTO ESPECIAL À MINHA ESPOSA FÁTIMA E À MINHA FAMÍLIA, PELO APOIO INCONDICIONAL QUE RECEBI NESSES ANOS, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS. A ELES EXPRESSO TODO O MEU AMOR E MINHA GRATIDÃO.

RENOVO MINHA FÉ EM DEUS PELA PROTEÇÃO E AS BÊNÇÃOS DE CADA DIA, POR TER ME PERMITIDO ALCANÇAR O ÚLTIMO ANO DO NOSSO GOVERNO COM A CONSCIÊNCIA EM PAZ E A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO.

SENHORES PARLAMENTARES,

OS RESULTADOS QUE CONQUISTAMOS NESSE TEMPO, AFERIDOS POR INSTITUIÇÕES NACIONAIS, NOS PERMITEM AFIRMAR, SEM NENHUM RECEIO, QUE ESTA GESTÃO ENTREGARÁ UM ESTADO MUITO MELHOR DO QUE RECEBEU EM 2015, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES QUE JUNTOS ENFRENTAMOS E SUPERAMOS.

COMO TODOS SABEM, ESTE FOI UM LONGO TRECHO DE GRANDES DESAFIOS, QUE EXIGIU TRABALHO REDOBRADO E SACRIFÍCIOS.

NÃO SUCUMBIMOS DIANTE DE DIFERENTES CRISES NACIONAIS E A UMA GRAVE PANDEMIA. MANTIVEMOS NOSSO ESTADO DE PÉ, FUNCIONANDO E AGINDO PARA PROTEGER A POPULAÇÃO.

EM NENHUM MOMENTO NOS AFASTAMOS DAS NOSSAS CONVICÇÕES. E NÃO TITUBEAMOS EM TOMAR AS DECISÕES NECESSÁRIAS.

FOI ASSIM QUE FUNDAMOS UMA GOVERNANÇA ASSENTADA NO TRABALHO E NA RESPONSABILIDADE.

DESSA FORMA, O MATO GROSSO DO SUL CUMPRIU TODAS AS SUAS OBRIGAÇÕES RIGOROSAMENTE:

COM AS CONTAS SANEADAS, ALCANÇAMOS NOVA POSIÇÃO EM SOLIDEZ FISCAL.

COM NOTA 10 EM TRANSPARÊNCIA, RECUPERAMOS A CREDIBILIDADE DO ESTADO E A CONFIANÇA DO INVESTIDOR.

NESSE TEMPO, CRESCEMOS SEMPRE ACIMA DA MÉDIA NACIONAL, NOS TORNANDO O SEXTO ESTADO MAIS COMPETITIVO DO BRASIL. 

ATRAÍMOS UM VOLUME FORMIDÁVEL DE NOVOS INVESTIMENTOS E GERAMOS MAIS QUE O DOBRO DE EMPREGOS QUE O ANO ANTERIOR.

COM SOLIDARIEDADE POLÍTICA, TRABALHAMOS SEM DESCANSO, LADO A LADO COM OS MUNICÍPIOS E LIDERAMOS A VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS NO PAÍS, DURANTE LONGOS MESES.

E PORQUE FIZEMOS O QUE TINHA QUE SER FEITO COM CORAGEM, AGORA ESTAMOS FAZENDO UMA DAS MAIS VIGOROSAS RETOMADAS ECONÔMICAS DO BRASIL.

COM UM PACOTE DE MAIS DE 1 BILHÃO DE REAIS EM INVESTIMENTOS, ESTAMOS AJUDANDO A RECUPERAÇÃO DOS SEGMENTOS MAIS IMPACTADOS PELA PANDEMIA E APOIANDO ÀS FAMÍLIAS MAIS VULNERÁVEIS, COM O MAIS SOCIAL E O ENERGIA SOCIAL ZERO, ENTRE TANTAS OUTRAS MEDIDAS COMPENSATÓRIAS.

O RESULTADO ESTÁ AÍ E NOS ORGULHA: OS INDICADORES APONTAM QUE TEMOS A TERCEIRA MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO DO BRASIL E SOMOS O 5º ESTADO COM A MENOR TAXA DE POBREZA DO PAÍS.

COM A RECUPERAÇÃO DA NOSSA CAPACIDADE DE INVESTIMENTOS, AVANÇAMOS COMO NUNCA:

COMO VIMOS NO VÍDEO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, A REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE É UMA NOVA REALIDADE, QUE ESTÁ PERMITINDO O ESTADO REALIZAR PROCEDIMENTOS COMPLEXOS EM TODAS AS NOSSAS REGIÕES.

VAMOS DAR UM SALTO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, COM UMA NOVA REDE DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL, ONDE A QUALIDADE VAI FAZER TODA DIFERENÇA.

E O BOM TRABALHO REALIZADO PELA SEGURANÇA VEM REDUZINDO OS INDICADORES DE CRIMINALIDADE VIOLENTA EM TODO O NOSSO ESTADO. SOMOS HOJE O 4º ESTADO MAIS SEGURO DO BRASIL.

DE OUTRO LADO, NOVAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS ESTÃO MODERNIZANDO A NOSSA INFRAESTRUTURA, PARA DAR SUPORTE A UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO:

-      100% DE OFERTA DE ENERGIA, COM A INCLUSÃO PRODUTIVA DE TODA A GRANDE REGIÃO PANTANEIRA, COM O PROJETO ILUMINA PANTANAL.

  • - INVESTIMENTOS HISTÓRICOS EM SANEAMENTO BÁSICO, PARA ALCANÇARMOS A UNIVERSALIZAÇÃO EM CURTO PRAZO.
  • - E AGORA NOS PREPARAMOS PARA INTEGRAR TODO O MATO GROSSO DO SUL ATRAVÉS DE UMA MODERNA REDE INFOVIAS.
  • - SÃO 1000 NOVOS QUILÔMETROS DE NOVAS RODOVIAS.
  • - E UMA CARTEIRA DE 4,5 BILHÕES EM OBRAS NAS NOSSAS CIDADES. OBRAS DECIDIDAS EM DIÁLOGO COM PREFEITOS E PREFEITAS, VEREADORES E VEREADORAS E AS NOSSAS LIDERANÇAS MUNICIPAIS, SEM EXCLUIR NENHUM MUNICÍPIO POR PRECONCEITO POLÍTICO-PARTIDÁRIO.

ESSE CONJUNTO DE AÇÕES SINALIZA A NATUREZA DA ESTRATÉGIA ADOTADA: O VERDADEIRO CRESCIMENTO SÓ ACONTECE QUANDO ALCANÇA TODOS OS MUNICÍPIOS E TODOS OS CIDADÃOS.

O NOSSO PONTO DE CHEGADA É UM MATO GROSSO DO SUL MUITO MELHOR PARA VIVER, COM SERVIÇOS PÚBLICOS MAIS ACESSÍVEIS E DE MAIS QUALIDADE E COM POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E CONSISTENTES EM TODAS AS ÁREAS.

NOS TORNAMOS TAMBÉM UM ESTADO MELHOR PARA SE INVESTIR E QUE OFERECE MAIS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O POVO. E ESTA É A GRANDE TRANSFORMAÇÃO.

REITERO AQUI MINHA SINCERA GRATIDÃO A CADA PARLAMENTAR DESTA CASA DE LEIS.

DESTACO A PARCERIA PERMANENTE QUE FIZEMOS NESSES ANOS EM DEFESA DAS CAUSAS DO ESTADO, MESMO QUANDO FOI NECESSÁRIO TOMAR MEDIDAS AMARGAS PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DA MÁQUINA PÚBLICA ESTADUAL.

ESTENDO MEU AGRADECIMENTO À NOSSA BANCADA FEDERAL, QUE INCESSANTEMENTE DEFENDEU OS INTERESSES DA POPULAÇÃO DE FORMA ALINHADA À NOSSA GESTÃO.

JUDICIÁRIO, TRIBUNAL DE CONTAS, MINISTÉRIO PÚBLICO E DEFENSORIA PÚBLICA, CADA UM COM SUA AGENDA, TODOS TRABALHARAM SEM DESCANSO EM DEFESA DE UM ESTADO MAIS JUSTO E MAIS IGUAL PARA TODOS.

NOSSO GOVERNO NÃO TERIA SUPERADO TANTOS E TÃO GRANDIOSOS DESAFIOS SE NÃO TIVÉSSEMOS UM QUADRO DE SECRETÁRIOS E SERVIDORES VALOROSOS, NA LINHA DE FRENTE, NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.

E AQUI FAÇO QUESTÃO DE CITAR O PREPARO EXCEPCIONAL E O TALENTO PARA LIDERAR DE EDUARDO RIEDEL, QUE POR MINHA DELEGAÇÃO TOCOU TODO O NOSSO PROJETO E AGORA SE PREPARA PARA NOVOS DESAFIOS...

JUNTOS, TRABALHAMOS PARA MUDAR A HISTÓRIA DA GESTÃO PÚBLICA DESTE ESTADO, CRIANDO UM MODELO DE GOVERNANÇA CUJO ALICERCE SÃO OS CONTRATOS DE GESTÃO E A EFICIÊNCIA DA MÁQUINA PÚBLICA PARA GERAR RESULTADOS.

SENHORES PARLAMENTARES,

ENTREGO A ESTA CASA O DOCUMENTO SÍNTESE DO TRABALHO REALIZADO NO ANO DE 2021 E ASSUMO O COMPROMISSO, COM CADA CIDADÃO, DE TRABALHAR EM 2022 COMO SE ESTIVESSE COMEÇANDO O NOSSO MANDATO.

OS NOSSOS ESFORÇOS CONTINUARÃO PLENOS ATÉ O ÚLTIMO DIA DO NOSSO GOVERNO.

ENTREGAREMOS à PRÓXIMA GESTÃO, UM ESTADO MAIS ORGANIZADO, PRODUTIVO E MUITO MAIS JUSTO.

OBRIGADO, MATO GROSSO DO SUL!

 

Veja também

Procuradoria-Geral de Maracaju afirma que aguardam notificação judicial sobre a condenação de Rogério Bezerra, preso por homicídio

Últimas notícias