O Dia do Artesão será comemorado em uma sessão solene na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), programada para a próxima segunda-feira (28), a partir das 19h. 

A sessão foi proposta pela deputada (PSDB) e a Medalha Conceição dos Bugres será entregue às pessoas e entidades do Estado que se destacam na produção artesanal. 

De acordo com a parlamentar, os homenageados receberão a justa honraria. “Por meio de seu talento, conseguem transformar um material em algo belo e rentável. O artesanato dá continuidade às tradições de uma determinada região, resgata costumes muitas vezes esquecidos e traz a história para o momento presente. Além disso, essa linda arte colabora e atua como peça chave em economias locais, gerando emprego, renda e dignidade a quem vive em pequenas comunidades”, disse.

Mato Grosso do Sul instituiu no Calendário Oficial de Eventos em 2011, duas datas alusivas ao artesão: Dia Estadual do Artesão a ser celebrado em 19 de março e a Semana Estadual do Artesanato, concretizada de 19 a 26 de março. 

A cerimônia será transmitida ao vivo pelos canais oficiais de comunicação do Parlamento Estadual — canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, YouTube, Facebook e Rádio ALEMS.