A ponte da Rota Bioceânica que vai ligar , de Porto Murtinho até o Paraguai, à cidade de Carmelo Peralta, foi pensada para não atrapalhar as embarcações, terá ciclovia e um projeto antissuicídio.

Segundo o engenheiro e assessor especial da diretoria e coordenação executiva da na margem do Rio Paraguai, Benitez Estigarribia Pompilio, a ponte será majestosa. Ele ressalta ainda que a Itaipu financia o projeto e explica como funciona o antissuicídio. “É a colocação de barreiras recobertas com material antissuicidante e bastante curvatura para quem tenta subir e se atirar não consiga”.  O sistema é semelhante à ponte de La Amistad.

Além disso, a ponte vai ter iluminação de primeira qualidade e sensores elétricos. “Os sensores vão ser utilizados para controlar como está se comportando cada ponto da ponte e verificar qualquer possível falha em cabos que em seguida já vai ser corrigida”.

Conforme Benitez, a ponte da Rota Bioceânica vai ter 22 metros acima do rio, para não atrapalhar a logística. “É um projeto desde 2006, envolvendo 600 pessoas de forma direta e hoje é uma realidade”.

Conforme o prefeito de Porto Murtinho, (PSDB), devido à ponte, grandes empresas já estão entrando em contato com a prefeitura para poder investir na cidade. “É um projeto que vai ligar Mato Grosso do Sul a 4 países e também está trazendo muito desenvolvimento para o turismo”.

Cintra disse ainda ter certeza de que a Rota Bioceânica vai ajudar muito a região. “Estamos batalhando e já conseguimos R$ 80 milhões com a Câmara Federal para estruturar a cidade e, dessa forma, vamos ampliar asfalto, hospital, aeroporto, e com isso Porto Murtinho passa por grandes ampliações”.

Além disso, Cintra ressaltou que além dos grandes investimentos no município que vai fazer 109 anos, prédios históricos também serão revitalizados.