Magalhães estaria aguardando portaria para retornar à Funai de Campo Grande
Após aprovação da derrubada da decisão da Justiça Federal, que suspendia a nomeação como coordenador regional da Funai de Campo Grande, José Magalhães Filho aguarda decisão para possível retorno ao cargo. A liminar de afastamento foi concedida à AGU (Advocacia-Geral da União), pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). O afastamento do militar, conhecido […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após aprovação da derrubada da decisão da Justiça Federal, que suspendia a nomeação como coordenador regional da Funai de Campo Grande, José Magalhães Filho aguarda decisão para possível retorno ao cargo. A liminar de afastamento foi concedida à AGU (Advocacia-Geral da União), pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
O afastamento do militar, conhecido como Magalhães do Megafone, foi deferido após processo solicitado pelo Conselho Terena, iniciado em fevereiro deste ano. Segundo o texto da decisão judicial que suspendia a nomeação, as diversas afirmações feitas por Magalhães “têm o condão de ofender justamente o grupo que deve ser protegido pela Funai, o que põe em sério risco a representatividade da minoria e garantia dos direitos constitucionais de organização social, costumes, línguas, crenças e tradições indígenas”.
Com a suspensão derrubada, Magalhães pode voltar a assumir a coordenação regional da Funai. Ao Jornal Midiamax, funcionários do órgão admitiram que o possível retorno do militar causa certo receio, devido ao cenário delicado da pandemia nas aldeias de Mato Grosso do Sul. Magalhães estaria aguardando uma portaria do Ministério da Justiça para ser reconduzido ao cargo.
Processo de retorno
Questionado pelo Jornal Midiamax, Magalhães não quis comentar sobre o assunto. “Eu pouco poderia falar sobre o andamento e o acompanhamento da AGU, porque eles que vão decidir lá e nada posso fazer”, explicou.
Já com a possibilidade de retorno aprovada pelo TRF3, por meio da ação da AGU, o próximo passo para concretizar a volta do militar seria uma publicação de portaria do Ministério da Justiça. Magalhães foi nomeado em 03 de fevereiro e suspenso em 1º de maio.
Atualmente, a Funai de Campo Grande está sendo coordenada por Jackson Petinari dos Reis. O servidor foi nomeado como substituto de Magalhães por meio de portaria no Diário Oficial da União.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.