Em reunião com TREs, ministro reforça que eleições 2020 precisam ser mantidas
Em reunião com os presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, reforçou a necessidade da realização das eleições municipais de 2020. De acordo com o presidente, a medida seria uma forma de evitar prorrogação de mandatos atuais. O encontro aconteceu de forma remota e os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em reunião com os presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, reforçou a necessidade da realização das eleições municipais de 2020. De acordo com o presidente, a medida seria uma forma de evitar prorrogação de mandatos atuais.
O encontro aconteceu de forma remota e os representantes dos 27 TREs brasileiros participaram, dentre eles, o presidente do TRE-MS, desembargador João Maria Lós. Segundo o ministro e presidente do TSE, foram discutidas as perspectivas para as eleições.
Ele lembrou do “risco de ser inevitável o adiamento” e explicou que “ainda não se bateu o martelo” sobre esse assunto, que deve ser decidido pelo Congresso. “Ainda assim o nosso propósito é firme, de realizar as eleições ainda este ano e consequentemente evitar qualquer tipo de prorrogação de mandatos”.
Outras possibilidades
Barroso já havia citado algumas das alternativas que considera para manter as eleições municipais de 2020 mesmo com a pandemia do coronavírus. Entre elas, o ministro mencionou a possibilidade de realizar as votações em mais de um dia, para diminuir os riscos de aglomerações.
“São alternativas para levar um diálogo institucional para o Congresso, porque tudo dependerá uma emenda de constituição”, lembrou. De acordo com Barroso, realizar as eleições em mais de um dia é uma boa ideia, mas possui pontos fracos, como por exemplo os “custos elevados, porque tem alimentação de mesários e convênio com as Forças Armadas”.
Outra alternativa, seria ampliar o horário das votações, que passaria a ser das 8h às 20h. Segundo o ministro, esta solução aumentaria 50% da jornada eleitoral e “nem depende de emenda, dependeria apenas do TSE”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morto em acidente caiu entre rodas de carreta e foi arrastado por 44 metros
Caminhoneiro foi desviar de buraco quando acidente aconteceu
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.