, cidade distante 239 quilômetros de Campo Grande, teve a primeira prefeita eleita da história neste domingo (15). Drª Cleidiane (DEM) ganhou as eleições por 20 votos a mais do que Guilherme Monteiro (), filho de Márcio Monteiro, um dos investigados na Operação Vostok.

A investigação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) atrapalhou os planos de reeleição do filho do conselheiro do TCE-MS (Tribunal Estadual Eleitoral de ). Antes da operação, em 2016, Guilherme foi eleito com 7.538 votos, ou seja, 55,38% dos votos.

Neste domingo, o tucano teve apenas 4.588 votos, contra 4.608 da Drª Cleidiane. Em 2016, a diferença de votos de Guilherme para o segundo colocado era de 1.841 votos. O que, para o colégio eleitoral da cidade, é uma ampla vantagem.

Operação Vostok

Monteiro era o secretário de Estado de Fazenda de Reinaldo Azambuja (PSDB) na época dos supostos benefícios fiscais concedidos em troca de propina, segundo a denúncia do Ministério Público Federal.

Na época, Monteiro foi acusado de emitir notas fiscais frias para justificar e mascarar o pagamento de propina. Ele teria emitido mais de R$ 333 mil em notas para JBS em esquema delatado pelos irmãos Wesley e Joesley Batista. Em troca da propina, o Governo teria concedido benefícios fiscais para a empresa.

Além da ação da Vostok, Monteiro foi réu em ação que correu na Justiça Estadual sobre concessão irregular de benefícios fiscais a uma empresa cerealista de Dourados.

Aliado a isso, há também o desgaste político que isolou Reinaldo, que ‘sumiu' nas candidaturas de tucanos e aliados nas eleições municipais de 2020 em Mato Grosso do Sul. A ausência é tamanha, que o governador chegou a pedir licença de uma semana e o vice, , assumiu o Governo em plena reta final da campanha.

Denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Reinaldo corre o risco de ser afastado do Governo pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a qualquer momento.