A dança das cadeiras na Câmara de Vereadores de foi intensa na última semana de janela partidária, com o prazo encerrado ontem (3) e teve vereador anunciando ir para um partido e depois se filiando em outro. O PSDB continua com a maior bancada na Casa de Leis com a filiação de novos políticos com mandato e retorno de vereador e o PSD saltou de 2 vereadores para 5.

O Jornal Midiamax faz agora, o resumo da semana de política, mostrando a seguir, os principais acontecimentos na Capital e no Estado. 

No início da semana, o presidente municipal do PSD, Antônio Lacerda, que coordena a pré-campanha de reeleição do prefeito , afirmou que poderia ter o PTB no arco de aliança para campanha em outubro.

Dança das cadeiras na Câmara e última semana de janela partidária movimenta desfiliação de políticos
Edson Giroto conseguiu liberdade provisória depois de quase dois anos preso. (Leonardo de França, Jornal Midiamax)

O risco de contrair fez o TRF3  (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) autorizar o ex-secretário estadual de Obras, Edson Giroto, ir para regime domiciliar. Ele estava preso no Centro de Triagem de Campo Grande desde maio de 2018, e foi para casa na terça-feira (31). 

Coronel David conseguiu no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) sair do PSL sem perder o mandato na última segunda-feira (30). O deputado estadual entrou com pedido de desfiliação alegando justa causa e obteve aval para saída. Agora, ele avalia qual partido vai se filiar, já que o Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro queria criar, não vai sair do papel este ano.

Depois de um mês de suspense por parte dos vereadores de Campo Grande, na última semana da janela partidária, a dança das cadeiras movimentou a Casa de Leis. O vereador Odilon Junior saiu do PDT e foi para o PSD, como já era previsto. 

Em plena pandemia e os Estados lutando para vencer a crise econômica causada pelo isolamento e fechamento do comércio – melhor forma de vencer o vírus- e teve prefeito que aumentou salário de assessor de gabinete em até 20%. O caso aconteceu Água Clara, e o reajuste correspondeu a um montante maior que o salário mínimo, gerando revolta no município. Para piorar, o benefício foi dado apenas três dias após o reajuste de 12% pedido pelos professores ser reduzido pela prefeitura a 8% em função da crise nas contas municipais. O prefeito Edvaldo Alves de Queiroz (PDT), o Tupete, informou que não havia autorizado a manobra e garantiu que irá retirar a gratificação. A repercussão foi tão negativa, que um dia depois, o prefeito revogou o aumento.

O vereador Willan Maksoud anunciou sua desfiliação do PMN durante sessão na quinta-feira (2), fez mistério sobre para qual partido iria e um dia depois, ingressou no PTB, seguindo a tradição da família.

Dança das cadeiras na Câmara e última semana de janela partidária movimenta desfiliação de políticos
Vereador Junior Longo (PSB). (Divulgação, Câmara Municipal de Campo Grande)

Em 2018, o vereador Junior Longo, filiado ao PSDB, partido no qual foi eleito, pediu para sair e foi liberado pela sigla, sem correr o risco de perder o mandato. Foi para o PSB, mas resolveu não disputar a eleição deste ano na legenda e voltou para o ninho tucano.

Devido às eleições, o governo estadual teve uma baixa na secretaria. A SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização) está sem comando, após Roberto Hashioka (PSDB) pedir exoneração para disputar a prefeitura de Nova Andradina. Ele não foi reeleito em 2015, assumiu a chefia do em 2016, e depois, em 2018, assumiu como titular da SAD. A exoneração dele ainda não foi publicada em Diário Oficial.

A prefeitura de Campo Grande teve quatro baixas em secretarias. De olho em cadeira na Câmara de Vereadores, pediram exoneração: os subsecretários Ademar Vieira Júnior, de Direitos Humanos; Carla Stephanini, das Políticas para Mulher; Maicon Nogueira, da Juventude; e Valdir Custódio, do Procon Campo Grande.

Dança das cadeiras na Câmara e última semana de janela partidária movimenta desfiliação de políticos
Vereadora Cida Amaral. (Izaias Medeiros, CMCG)

Desde quando foi eleita, em 2015, a vereadora Cida Amaral passou por dois partidos e anunciou a ida para o PSDB nesta semana, na tentativa de reeleição. Ela foi eleita no Podemos, ingressou no TRE-MS pedindo a desfiliação por justa causa, teve o aval, foi para o Prós e agora está filiada no ninho tucano.

Depois de anunciar sua ida para o DEM e saída do PSDB, André Salineiro se filiou ao Avante.“Houve conversas com o DEM, mas o que se mostrou mais fértil para somar esforços e continuar trabalhando com a coerência que norteia a minha trajetória é o Avante”,  justificou.

Quem também foi para o Avante e de olho na disputa pela prefeitura da Capital, é o procurador de Justiça, Sérgio Harfouche. “O convite é pra que eu saia pré-candidato a prefeito”.

No último dia 26 de março, a Câmara de São Gabriel do Oeste reajustou os salários dos próprios vereadores, prefeitos, secretários, professores e servidores municipais, em 6,84%, menos dos magistrados, que o piso nacional é de 12%. Após o fato ser noticiado, a população do município se

Dança das cadeiras na Câmara e última semana de janela partidária movimenta desfiliação de políticos
Câmara municipal de São Gabriel do Oeste. (Divulgação)

revoltou devido o reajuste acontecer durante a pandemia do Covid-19, inclusive a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) divulgou nota de repúdio afirmando que, apesar de não ser ilegal, o aumento era imoral. Os vereadores recuaram e apresentaram dois projetos de lei retirando os reajustes salariais.