Vereadores alertam sobre falta de leitos para coronavírus em Campo Grande

Comissão criada na Câmara Municipal de Campo Grande alerta para insuficiência de leitos na cidade diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19). São 115 casos confirmados em Mato Grosso do Sul, dos quais 60 são na Capital que nesta quarta-feira (15) está com 98% da capacidade de leitos ocupados.  “Campo Grande está em um cenário […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comissão criada na Câmara Municipal de Campo Grande alerta para insuficiência de leitos na cidade diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19). São 115 casos confirmados em Mato Grosso do Sul, dos quais 60 são na Capital que nesta quarta-feira (15) está com 98% da capacidade de leitos ocupados. 

“Campo Grande está em um cenário que não existe amortecimento suficiente para atender pacientes com a doença”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Lívio Leite (PSDB), que é médico. Das situações confirmadas no município, nove pacientes estão em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e semi UTI.

O parlamentar reforçou que, dos atingidos pelo coronavírus, 5% vão precisar de internação clínica e 1% de leitos de UTI e respiradores. “Dado preocupante, 98% dos leitos ocupados. Nos coloca em situação de alerta mais evidente ainda e cuidados coletivos precisam ser intensificados”, complementou o vereador Eduardo Romero (Rede), que integra a comissão.

A Capital tem 221 leitos de UTI pelo SUS (Sistema Único de Saúde), 113 em hospitais particulares e 48 leitos chamados de ‘semi críticos’, o que totaliza 382. Leitos clínicos são 1130 públicos e 702 particulares, somando 1832. Segundo Lívio, existe a previsão de contratualização, por parte do município, de mais 82 leitos em hospitais públicos e privados e compra de 150 respiradores, para ampliar a Unidade do Trauma, vinculado à Santa Casa de Campo Grande.

Conteúdos relacionados

tiago vargas