Pular para o conteúdo
Política

Resumo da semana: Políticos de MS em evento de Bolsonaro e partidos preparando 2020

A terceira semana de novembro na política sul-mato-grossense começou agitada, com a movimentação nos partidos que já pensam nas eleições de 2020. Entres os principais assuntos, teve a mudança no comando do MDB em Mato Grosso do Sul, o PP realizando encontro estadual e o deputado estadual Jamilson Name teve aval do TRE/MS (Tribunal Regional […]
Arquivo -
Foto: Evaristo Sá/AFP
Foto: Evaristo Sá/AFP

A terceira semana de novembro na política sul-mato-grossense começou agitada, com a movimentação nos partidos que já pensam nas eleições de 2020. Entres os principais assuntos, teve a mudança no comando do MDB em Mato Grosso do Sul, o PP realizando encontro estadual e o deputado estadual Jamilson Name teve aval do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), para deixar o PDT. Além disso, alguns políticos de MS foram a Brasília participar do evento do presidente da República, Jair Bolsonaro, para criação do Aliança Pelo Brasil.

O ex-deputado estadual Junior Mochi assumiu a presidência da sigla, no lugar do ex-governador, André Puccinelli. Ainda teve o presidente da República, Jair Bolsonaro deixando o PSL e realizando o evento em Brasília, para criar o Aliança Pelo Brasil.

Resumo da semana: Políticos de MS em evento de Bolsonaro e partidos preparando 2020
André Puccinelli. (Leonardo de França, Midiamax)

Puccinelli deixou a presidência para ter mais tempo de atuar na linha de frente da campanha de 2020 e 2022, mas não afirmou se será candidato a prefeito de . Mochi também descartou ser candidato no próximo ano. O ex-governador ainda desafiou concorrentes, dizendo que o governo será ocupado por alguém do MDB em 2023. 

Ainda na segunda-feira (18), o PDT afirmou que vai dar uma advertência aos vereadores Ademir Santana e Odilon Oliveira Júnior por não terem assinado a favor da instauração da CPI (comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus. Durante o fim de semana, circulou nas redes sociais a notícia de que o ex-presidente Lula, estaria em uma fazenda no município de . Mas ele na verdade, estava em um evento em Recife.

O Midiamax Entrevista recebeu o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Mansour Elias

Resumo da semana: Políticos de MS em evento de Bolsonaro e partidos preparando 2020
Mansou Elias Karmouche (Marcos Ermínio, Midiamax)

Karmouche. Dentre os assuntos comentados durante a entrevista, ele informou que vai acionar o STF (Supremo Tribunal Federal), contra uso de precatórios pelo Estado.

Já na terça-feira (19), o vereador de Campo Grande Vinicius Siqueira (DEM), se excedeu ao protocolar um projeto de lei mudando o nome do Terminal Guaicurus, para Marquinhos Trad Guaicurus. Na proposta, ele não justificou o motivo.

Resumo da semana: Políticos de MS em evento de Bolsonaro e partidos preparando 2020
Siqueira usou desodorante sem cheiro para representar spray (Minamar Júnior, Midiamax)

Além disso, Siqueira usou um desodorante durante a sessão na tentativa de reproduzir como os guardas municipais agiram na ação no Terminal Morenão, ao lançar spray de pimenta em trabalhadoras. Ele foi criticado pelos colegas

Na ALMS (Assembleia Legislativa), após muita discussão, os deputados arquivaram projeto de lei para proibir cobrança da taxa de religação nas contas de energia elétrica e água. Autor do requerimento da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), Felipe Orro (PSDB) divulgou que a primeira reunião com os membros da comissão seria na quarta-feira, porém, não teve nenhum encontro.

Na quarta-feira (20), os vereadores da Capital aprovaram o aumento no salário do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e auditores. O reajuste é de 4,17%.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou carta de desfiliação do PSL na terça-feira (19) e na quinta, dia 21, realizou um evento com vários políticos, do PSL e de outros partidos, para criação do Aliança Pelo Brasil.

O julgamento do recurso pedindo o desbloqueio de R$ 277 milhões da família do governador (PSDB), réu na ação referente a Operação Vostok, que estava pautado para quarta-feira (20) no STJ (Superior Tribunal de Justiça), foi novamente adiado. Sob sigilo, a Corte não informa o motivo da alteração e nem a nova data de julgamento.

Resumo da semana: Políticos de MS em evento de Bolsonaro e partidos preparando 2020
Jamilson Name. (Luciana Nassar, ALMS).

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deu aval para o deputado estadual Jamilson Name, deixar o PDT por justa causa. Com isso, ele não perde o mandato. O parlamentar só vai divulgar em qual partido vai se filiar, em 2020.

Em evento do PP estadual, o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, se filiou a sigla e pode pleitear a vaga para disputar a prefeitura de Campo Grande no próximo ano.

Após não comparecer no evento do PP, o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, quer se candidatar a prefeitura da Capital em 2020 e acredita que a deputada federal Rose Modesto (PSDB), será candidata pelo Progressista no próximo ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano