Pular para o conteúdo
Política

Midiamax Entrevista: Karmouche diz que vai ao STF contra uso de precatórios pelo Estado

Presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul), Mansour Elias Karmouche foi recebido nesta segunda-feira (18) pelo Midiamax Entrevista e criticou as leis apresentadas pelo Executivo Estadual que têm a intenção de fazer uso dos precatórios, além de comentar sobre a quantidade de reprovações nos exames da Ordem e estímulo […]
Arquivo -
Mansou Elias Karmouche (Marcos Ermínio
Mansou Elias Karmouche (Marcos Ermínio

Presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul), Mansour Elias Karmouche foi recebido nesta segunda-feira (18) pelo e criticou as leis apresentadas pelo Executivo Estadual que têm a intenção de fazer uso dos precatórios, além de comentar sobre a quantidade de reprovações nos exames da Ordem e estímulo ao uso de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta).

“A OAB já havia entrado em 2015 nesta ação e agora fomos surpreendidos com uma nova mudança onde flexibilizariam a utilização desses recursos. Ou seja, eles pegariam esses recursos que não são e jamais serão do Estado. Esse dinheiro é de ações de casas, aluguéis, carro com banco, vários termos que não são relacionados a tributos. Esses valores depositados no judiciário não são do governo, são de particulares que discutem em juízo as suas questões”, defendeu.

Karmouche destaca que há enxurrada de reclamações de advogados de que juízes demoram para expedirem alvarás. “Se fosse aprovado da forma que foi aprovado na ALMS, seria um tormento para os profissionais. Porque quando se expede o alvará, se o TJ não possuiu o valor, tem que chamar o Estado para negociar com o particular que não tem nada a ver com essa discussão”.

Por conta disso, a OAB fez representação junto ao CNJ (conselho Nacional de Justiça) e também no STF. (Supremo Tribunal Federal). “Entramos no STF para discutir a legalidade de todas essas leis. Mesmo porque tem que restituir esse valor que foi levantado, mais de R$ 1 bilhão. Esse processo foi pautado para julho deste ano e foi retirado de pauta de julgamento”.

Sobre o estímulo ao uso de TACs, o presidente da Ordem destaca que é um ponto positivo. “Se tiver métodos alternativos para solucionar conflitos, esse é um ponto positivo. Tem que ver exatamente caso a caso, mesmo porque a OAB é entidade que soluções que dispensem a participação judiciário. São métodos alternativos na área cível, como a conciliação, arbitragem, métodos para desafogar o judiciário. Temos que pensar do lado da sociedade, o cidadão sendo culpado ou inocente, tem que decisão em tempo razoável”.

Com mais de 80% de taxa de reprovações no exame da Ordem, Karmouche destaca que o fisiologismo ligado ao MEC atrapalha a questão. “A OAB tem parecer opinativo. Hoje tem 1.630 cursos de Direito no Brasil, número praticamente maior que no mundo interior e lógico que o nível vai para baixo. A OAB se manifesta publicamente e acho que tem fazer intervenção no Ministério da Educação para acabar com essa criação de cursos sem mínima condição”.

O presidente também comentou o protesto no Terminal Morenão, a superlotação nos presídios do Estado e sobre o 5º Constitucional. Confira a entrevista completa no link:

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio em Rio Brilhante revelou que ‘chalé’ de poeta pertencia um pouco a cada morador local

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Últimas Notícias

Cotidiano

Estado boliviano na fronteira com MS tem 10 incêndios florestais ativos

Áreas em Santa Cruz de La Sierra são afetadas por queimadas, a mais recente na fronteira com Corumbá

Polícia

Briga entre vizinhos termina com homem esfaqueado

Polícia foi acionada e durante deslocamento encontrou vítima sendo conduzida para hospital

Polícia

Pai denuncia babá após menina de 10 anos ser trancada com abusador em Sidrolândia

Criança foi submetida à guarda temporária do pai. Caso está sob investigação da polícia

Trânsito

Motorista que saiu de Campo Grande fica ferido após acidente com bitrem na BR-267

Condutor foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Nova Andradina para receber atendimento médico