Após advertência, PDT suspende vereadores e abre processo de expulsão
Após emitir advertência aos vereadores Ademir Santana e Odilon Junior por não seguirem a orientação partidária para assinar a lista favorável a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Ônibus, o diretório municipal do partido suspendeu ambos por 90 dias. A legenda também abriu processo de expulsão após receber representação ético-disciplinar contra Ademir Santana […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após emitir advertência aos vereadores Ademir Santana e Odilon Junior por não seguirem a orientação partidária para assinar a lista favorável a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Ônibus, o diretório municipal do partido suspendeu ambos por 90 dias.
A legenda também abriu processo de expulsão após receber representação ético-disciplinar contra Ademir Santana por declarações feitas ao Jornal Midiamax. Depois de ser advertido publicamente, o vereador disparou que a punição foi dada porque o diretório teria um ‘bando de puxa-saco do Dagoberto [Nogueira, presidente estadual da sigla].
“A representação é assinada por dois filiados pedetistas e já recebeu despacho para notificação do parlamentar, que poderá se defender no prazo de 8 dias”, diz trecho de nota divulgada pelo diretório.
Conforme o presidente municipal do PDT, advogado Yves Drosghic, o pedido de expulsão foi feito com base em preceitos do estatuto que falam de unidade partidária e respeito aos integrantes do partido.
“Ele [Ademir Santana] já levou advertência, agora está suspenso e ainda difamou e questionou a independência dos membros do diretório municipal pra tomarem decisões sem interferência”, informou, ao garantir que Dagoberto deu ‘toda a independência para o diretório decidir’ sobre as questões partidárias.
Notificação foi encaminhada ao vereador para apresentar defesa e a previsão é que o caso seja votado somente em janeiro. Enquanto isso, permanece a suspensão com prazo a contar da última semana.
Na prática, Ademir Santana e Odilon Junior ficam suspensos de todas as atividades partidárias, de falar em nome do partido, de votar em nome da bancada e até de participar de comissões às quais a legenda têm direito. “Não podem participar de nenhuma reunião do partido e nem usar a insígnia mais do PDT enquanto estiverem suspensos”, afirmou Yves.
Briga interna
Desde as eleições de 2018, divergências marcaram a rotina dos integrantes do PDT. Além dos vereadores Ademir e Odilon, únicos do partido em Campo Grande, o deputado estadual Jamilson Name também se envolveu em vários imbróglios com lideranças da sigla.
Em ação analisada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) os desembargadores decidiram de forma unânime que o deputado pode se desfiliar sem perder o mandato, sob alegação de justa causa.
No caso de Ademir e Odilon, os problemas são decorrentes da recusa em assinar requerimento para abertura na Câmara Municipal de CPI que visa investigar a atuação do Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público coletivo de Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.