Presidente do MDB, Romero Jucá destitui diretório do MDB de Minas
Os documentos de renúncia foram entregues a Juca na última quinta (12)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A menos de três meses das eleições, o presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), atendeu a um pedido de deputados estaduais e federais de Minas e aceitou a autodissolução do diretório da sigla no estado nesta segunda-feira (16).
A decisão, enviada ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, derruba o presidente do partido no estado, o vice-governador Antônio Andrade. Foi nomeada uma comissão provisória composta por sete deputados para comandar o MDB-MG -o deputado federal Saraiva Felipe é o novo presidente.
Na semana passada, os deputados federais e estaduais do partido em Minas se mobilizaram para que mais da metade dos membros do diretório estadual renunciassem, provocando a autodissolução. Os documentos de renúncia foram entregues a Juca na última quinta (12).
Segundo os parlamentares, Andrade vinha conduzindo o partido de forma isolada e insistindo em sua candidatura ao governo do estado, mesmo sem garantias de que seria competitivo e viável. Para os deputados, é interessante buscar coligações que assegurem mais cadeiras na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.
A 20 dias da convenção que decidirá os rumos do partido na eleição, os emedebistas estão divididos. O presidente da Assembleia, deputado estadual Adalclever Lopes, também lançou seu nome ao governo do estado. Há quem defenda coligações com o DEM, que tem o deputado federal Rodrigo Pacheco como pré-candidato a governador, ou com o PT, que tenta a reeleição do governador Fernando Pimentel.
Historicamente, o MDB caminha com o PT em Minas Gerais -emedebistas fazem parte da base do governo Pimentel. Andrade, porém, é rompido com os petistas e defendia a candidatura própria. Mesmo Adalclever, então aliado do governador, se afastou após perder espaço na chapa petista para a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata ao Senado.
Em nota divulgada na semana passada, Andrade afirmou que os parlamentares agiram interessados em uma nova aliança com o PT e que essa não é a vontade da base do partido em Minas. Segundo ele, a bancada estadual do MDB sempre esteve alinhada com “os interesses do trágico governo Pimentel” e votou contra a população.
O vice-governador defendeu a candidatura própria como a “única forma do MDB contribuir para tirar o estado da pior crise de sua história, construída pelo atual governo com o apoio integral da bancada estadual do MDB”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Erva de tereré e chimarrão recebe isenção total na reforma aprovada no Senado
Erva-mate havia sido excluída da Cesta Básica Nacional durante tramitação da reforma na Câmara dos Deputados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.