Posicionamento de Bolsonaro sobre Mais Médicos é elogiado por EUA
Departamento de Estado dos Estados Unidos elogiou nesta quinta-feira (15) a postura do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Mais Médicos, que levou ao cancelamento do programa. Segundo divulgou em seu Twitter a principal funcionária do Departamento, Kimberly Breier, Bolsonaro faz bem em exigir capacitação e pagamento integral de salários aos profissionais cubanos, ain…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Departamento de Estado dos Estados Unidos elogiou nesta quinta-feira (15) a postura do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Mais Médicos, que levou ao cancelamento do programa.
Segundo divulgou em seu Twitter a principal funcionária do Departamento, Kimberly Breier, Bolsonaro faz bem em exigir capacitação e pagamento integral de salários aos profissionais cubanos, ainda que isto encerre o programa.
“Que bom ver o presidente eleito Bolsonaro insistir em que os médicos cubanos no Brasil recebam seu justo salário ao invés de deixar que Cuba leve a maior parte para os cofres do regime”, escreveu.
Great to see President-Elect Bolsonaro insist Cuban doctors in #Brazil receive their fair salary rather than let #Cuba take most of it for regime coffers. #MaisMédicos #MásMédicos
— Kimberly Breier (@WHAAsstSecty) November 15, 2018
Bolsonaro afirmou na quarta-feira (14), em crítica ao programa, que “em torno de 70% do salário destes médicos é confiscado pela ditadura cubana”. Além disso, o presidente eleito falou sobre o teste de capacitação que pretende exigir dos profissionais. “É uma falta de respeito com os que recebem tratamento por parte destes cubanos: não temos qualquer comprovação de que sejam efetivamente médicos e estejam aptos a desempenhar sua função”, disse.
Com isto, mais de 190 médicos acabaram retornando para Cuba nesta quinta-feira (15), depois de três anos de trabalho no Brasil.
Sobre a questão, Cuba divulgou uma nota oficial que diz: “O Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa Mais Médicos e assim o comunicou à diretora da OPS e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.