Com Meirelles oficializado, já são 7 candidatos à Presidência do Brasil

Corrida à Presidência do Brasil já tem sete nome confirmados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com Meirelles oficializado, já são 7 candidatos à Presidência do BrasilO MDB oficializou nesta quinta-feira (2), durante convenção nacional do partido, que Henrique Meirelles será candidato à Presidência da República. Com a oficialização do ex-ministro da Fazenda, já são sete nomes confirmados para disputar a corrida ao Palácio do Planalto.

A escolha de Meirelles ocorreu depois do aval de 85% dos filiados ao partido que votaram. No discurso durante a convenção, Meirelles disse que seu objetivo é resgatar o espírito de confiança do país e alfinetou, sem citar nomes, os concorrentes na disputa.

“A minha candidatura tem um objetivo principal: resgatar o espírito de confiança no Brasil. Eu pergunto como e quem deve e tem condições e a capacidade para resgatar a confiança do país”, afirmou.

Além do ex-ministro da Fazenda, já estão oficializados por convenções para disputa à Presidência Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (Psol), Jair Bolsonaro (PSL), José Maria Eymael (DC), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU).

Confira abaixo uma breve biografia de cada candidato já confirmado:

Ciro Gomes – Atual vice-presidente do PDT, Ciro Gomes foi ministro da Fazenda entre setembro de 1994 e janeiro de 1995, período do final do governo de Itamar Franco e início do governo Fernando Henrique Cardoso. Foi também ministro da Integração Nacional, entre janeiro de 2003 e março de 2006, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

Guilherme Boulos – Boulos tem 36 anos e é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Ele disputará a Presidência pela primeira vez. Antes de se tornar líder do MTST, Boulos foi militante estudantil na União da Juventude Comunista e se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Henrique Meirelles – Em 2002, Meirelles se elegeu deputado federal pelo PSDB de Goiás. Em 2003, assumiu a presidência do Banco Central, escolhido pelo então presidente Lula. Comandou o BC até 2010, quando terminou o governo Lula. Em abril deste ano, trocou o PSD pelo MDB.

Jair Bolsonaro – Militar da reserva, Bolsonaro cumpre o sétimo mandato consecutivo como deputado. Em 5 de janeiro, o parlamentar deixou o Partido Social Cristão (PSC) e anunciou que se filiaria ao PSL. Pouco depois, anunciou que pela sigla seria pré-candidato à Presidência, nona legenda à qual se filiou.

José Maria Eymael – Presidente nacional do DC, Eymael já disputou quatro vezes a Presidência da República (1998, 2006, 2010 e 2014, derrotado em todas). Deputado federal constituinte em 1988, o candidato exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados (entre 1987 e 1995).

Manuela D’Ávila – Jornalista, Manuela tem 36 anos e iniciou a carreira política no movimento estudantil. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 2003. Em 2004, se elegeu vereadora em Porto Alegre. Dois anos depois, em 2006, foi eleita deputada federal, reeleita em 2010. Desde 2015, é deputada estadual no Rio Grande do Sul. A pré-candidatura à Presidência da República foi anunciada em 5 de novembro de 2017 pelo PCdoB.

Vera Lúcia – Vera Lúcia tem 50 anos e militou no PT, mas foi expulsa do partido em 1992 junto com integrantes do grupo político Convergência Socialista, que anos depois fundou o PSTU. Ela foi candidata a prefeita de Aracaju em 2012 e é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

tiago vargas