Mesários já estão na expectativa para primeira eleição depois da biometria em MS

Nas eleições deste ano, cerca de 27 mil mesários deverão trabalhar nas zonas eleitorais espalhadas por Mato Grosso do Sul, segundo dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Em Campo Grande, o número é um dos mais altos, chegando a 8,8 mil voluntários, e entre eles está India Tapajoara Della-Pace Alves […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mesários já estão na expectativa para primeira eleição depois da biometria em MS
Foto: Arquivo Pessoal

Nas eleições deste ano, cerca de 27 mil mesários deverão trabalhar nas zonas eleitorais espalhadas por Mato Grosso do Sul, segundo dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Em Campo Grande, o número é um dos mais altos, chegando a 8,8 mil voluntários, e entre eles está India Tapajoara Della-Pace Alves de Souza, servidora pública federal, de 40 anos.

Mesária desde o ano de 2010 e a caminho da sua quinta eleição, India Tapajoara foi designada para um único local, a Escola Estadual Severino Ramos de Queiroz, que fica localizada na Rua São Paulo, no bairro Monte Castelo em Campo Grande.

Iniciando às 8 horas da manhã, a servidora leva numa boa a carga horária nesse tipo de serviço, sempre tendo um lanche para o período da tarde para evitar o cansaço físico. Já se vão cinco eleições e segundo a funcionária, ela quase parou, mas diz que não tem previsão para se desfazer do trabalho voluntário.

“Quase sai esse ano, cansa, é muita responsabilidade, sempre tem que estar preparada para o que pode acontecer”, esclareceu.

Apesar da experiência nas eleições, a mesária afirma passar por treinamento – feito pelo TRE-MS, visando a próxima eleição e relembra que apesar de várias eleições, a sensação é como se fosse algo novo. “Sempre como se fosse a primeira vez”, afirma a servidora.

Dentre as dificuldades que a eleição desse ano deve ter, a servidora pública acredita que a biometria deve ser um dos principais pontos, já que é uma novidade. “A biometria vai assustar um pouco”.

Ela ainda acredita que a biometria vai ser o grande “susto” nessa eleição, já que é um ato inovador, mas ela sabe que o tanto de títulos cancelados pela não realização da biometria dentro do prazo, ainda deve causar pequenos entreveros.

“A novidade é que tem a biometria, são 60 mil títulos cancelados, vai ter gente reclamando, tem gente que acha que para votar já é direto no presidente, mas são seis votos. Vai ser uma eleição bem difícil, a biometria vai inovar bastante”.

Se tratando de curiosidades na hora da votação, India afirma que nunca houve qualquer tipo de acontecimento estranho. “Nunca aconteceu. Aconteceu de uma pessoa com dificuldade visual entrar com outra pessoa para o auxílio, mas a recomendação era de que não podia. O eleitor não podia ter o auxílio até a urna, agora pode ter esse auxílio”.

Ela confirma que a regra nesses casos mudou e agora é permitido que as pessoas com deficiências entrem com uma ajuda para votar.

Como se tornar mesário

A eleição ocorre no próximo domingo (7) das 8 horas da manhã até as 17 horas da tarde. Caso tenha segundo turno, a votação será no dia 28 de outubro.

Para se tornar um mesário, o eleitor deverá ser maior de idade, ter situação regular perante a Justiça Eleitoral e se tornará voluntário em sua zona, preferencialmente no local e na seção em que vota.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu