A poucos dias do prazo, pré-candidatos ao governo fazem mistério sobre vice
Se no cenário nacional os presidenciáveis têm dificuldade para compor a chapa na disputa ao Planalto, em Mato Grosso do Sul há partidos em situação semelhante, mas estão em minoria. O restante já definiu candidatos ao governo e a vice ou fazem mistério e deixam o anúncio para os dias finais do prazo para as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se no cenário nacional os presidenciáveis têm dificuldade para compor a chapa na disputa ao Planalto, em Mato Grosso do Sul há partidos em situação semelhante, mas estão em minoria. O restante já definiu candidatos ao governo e a vice ou fazem mistério e deixam o anúncio para os dias finais do prazo para as convenções, que termina no próximo domingo, dia 5 de agosto.
Dos sete partidos com postulantes ao comando do Parque dos Poderes, três anunciaram a dupla com a qual pretendem gerir a Governadoria (PDT, PT e PV). O PSOL não divulgou, mas definiu seguir em chapa pura. Os três restantes (PSDB, PSC e MDB) estão em fase final de negociação e escondem o jogo até a hora de suas convenções, no próximo sábado.
O PDT vai de chapa pura com Odilon de Oliveira e o ex-secretário da Fapec Herbert Assunção de Freitas, enquanto o PT segue pelo mesmo caminho com Humberto Amaducci e a advogada de Três Lagoas Luciene Silva.
Único partido a optar por aliança e que anunciou candidatos a governador e vice foi o PV, que anunciou o ex-vereador Marcelo Bluma e terá como parceira a professora Maria Bernardelli, do Rede Sustentabilidade. O PCdoB fecha a trinca de aliados da coligação com a indicação ao Senado.
O PSOL tem como candidato o advogado João Alfredo Danieze e seu companheiro de chapa será eleito na convenção no último dia do prazo definido pelo TSE (Superior Tribunal Eleitoral).
Entre os que fazem mistério, o PSDB é o que deixa isso mais evidente. Em negociações “avançadas” com o DEM, os tucanos deixam para anunciar o aliado na véspera do prazo final.
Apesar de esconder o jogo, o presidente do Democradas, Murilo Zauith, sinalizou que vai indicar o vice. Por sua vez, o candidato à reeleição Reinaldo Azambuja disse que o provável aliado vai indicar alguém de Dourados para fechar a chapa ao governo.
O PSC do procurador licenciado Sérgio Harfouche também deixa em segredo e deve fazer anúncio apenas na convenção.
Por fim, o MDB tem a situação mais complicada. A legenda trocou de pré-candidato na reta final das convenções, saiu André Puccinelli e a senadora Simone Tebet assumiu seu lugar. Ao Jornal Midiamax, a parlamentar informou que definição sobre sua candidatura sai apenas nesta quinta-feira (2), na convenção nacional emedebista.
Diante dessa instabilidade, o partido tenta manter seus aliados e diz contar com o DEM em sua chapa. Neste caso, o mistério sobre o vice é muito mais uma consequência das circunstâncias do que um desejo próprio.
Presidência da República
A quatro dias do prazo final para a definição das chapas, a maioria dos postulantes à Presidência da República ainda não conseguiu um vice para disputar a eleição em outubro.
Os partidos têm até este domingo (5) para realizar as convenções nacionais nas quais serão definidos os candidatos, as alianças com outras legendas ou até mesmo a neutralidade na disputa presidencial. O prazo para registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das chapas definidas até domingo é o próximo dia 15.
Até esta quarta-feira (31), têm chapas completas somente o PSOL (presidente Guilherme Boulos; vice Sonia Guajajara); PSTU (presidente Vera Lúcia; vice Hertz Dias); e Democracia Cristã (presidente Eymael; vice Pastor Helvio Costa).
Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSL) e Paulo Rabello de Castro (PSC) já foram oficializados por seus partidos como candidatos a presidente. Mas ainda correm contra o tempo para definir um vice até domingo.
Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Lula (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (Rede) e Álvaro Dias (Podemos) ainda se encontram na condição de pré-candidatos, aguardando oficialização das candidaturas no fim de semana. Todos estão em busca de um vice.
Os Presidenciáveis negociam coligações partidárias amplas para aumentar exposição no rádio e na TV. A divisão do tempo é feita com base na bancada eleita pelo partido na Câmara dos Deputados em 2014.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Acidente entre Saveiro e moto deixa um ferido na BR-163
O motociclista seguia em uma Honda CB 300 pela rodovia no sentido sul
Homem é preso com um quilos de skunk, dinheiro e balança em casa
Durante vistorias no imóvel, os policias encontraram um quilo de skunk
Morre Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas do Brasil, aos 88 anos
Em suas imagens em preto e branco, Evandro registrou momentos icônicos da história brasileira
Defensoria Pública de MS atualiza Carta de Serviços ao Usuário
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atualizou a Carta de Serviços ao Usuário, disponibilizada no portal institucional. Segundo o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, o documento, composto por 81 páginas detalhadas, tem como objetivo principal informar a população sobre os serviços oferecidos pela Defensoria e os compromissos assumidos pela instituição quanto aos padrões…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.