Ministro do STF suspende operação da PF após busca contra deputada
Gabinete de parlamentar foi vistoriado sem autorização do Supremo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Gabinete de parlamentar foi vistoriado sem autorização do Supremo
A investigação sobre a história de pescador da Polícia Federal foi interrompida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre Morães por que já havia sido feita busca e apreensão e documento no gabinete da deputada Simone Morgano (PMDB/PA), sem autorização do STF. A decisão de suspender a operação foi dada pelo próprio ministro.
Segundo o Jornal O Globo, a Operação História de Pescador, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal é sobre fraude em cadastros de pescadores no Pará, crime que poderia resultar em prejuízo de quase R$ 200 milhões aos cofres públicos.
As buscas, na ocasião, foram determinadas pela Justiça Federal do Pará, sem pedido prévio da PF ou do Ministério Publico Federal (MPF).
Para o ministro, mesmo que a deputada não apareça entre os alvos declarados da investigação, a polícia só poderia fazer as buscas no gabinete dela com ordem do STF. Antes de chegar ao Supremo, Moraes foi ministro da Justiça e, nesta condição, chefe da Polícia Federal.
A ordem de suspensão da operação foi o primeiro despacho do ministro num caso relacionado a uma investigação criminal. A nomeação de Moraes foi precedida de intensa crítica de setores da polícia e do Ministério Público, que viam no ministro aliado do governo e um possível adversário de algumas investigações, entre elas a Lava-Jato.
A fase pública da Operação História de Pescador teve início no último dia 23, quando a Polícia Federal fez buscas em vários endereços, um deles o gabinete de Simone Morgado. Um dos alvos centrais da investigação seria Soane Castro, ex-superintendente da Pesca no Pará. Soane teria ocupado o cargo por indicação do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).
No despacho, mantido em sigilo, Moraes determina a transferência dos autos para o Supremo. A partir de agora, caberá ao tribunal decidir se reabre ou se anula por completo as investigações.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
Últimas Notícias
Após crime que comoveu MS, Lei “Sophia de Jesus Ocampos” tramita na Alems
Mãe e padrasto de Sophia de Jesus Ocampos foram condenados a 52 anos de prisão, somadas as duas penas
Mulher é feita refém em ponto de ônibus na Avenida Paulista em São Paulo
Funcionários de empresas próximas ativaram protocolo de segurança
Baseado em histórias reais, espetáculo Terra Brava acontece esta semana com workshops gratuitos em Campo Grande
Além da peça Terra Brava, a Cia Apoema oferecerá workshops gratuitos em Campo Grande, explorando a união entre circo e teatro.
Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Pedido de liberdade provisória do militar alegando que ele agiu em legítima defesa foi negado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.