Pular para o conteúdo
Política

Marun adia votação da reforma da previdência para o dia 3 de maio

Peemedebista temia analisa final do relatório esvaziada
Arquivo -

Peemedebista temia analisa final do relatório esvaziada

Após a sessão que durou até a madrugada desta quinta-feira (27) e que culminou com a aprovação da reforma trabalhista, o presidente da comissão especial que trata da reforma da reforma da previdência, deputado Carlos Marun (PMDB), decidiu adiar a discussão da matéria no plenário da Câmara.

Estava marcada para esta quinta-feira a última reunião para análise do relatório, feito pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA), e já na próxima terça-feira (2) o projeto poderia ser apreciado em plenário.

“Estamos transferindo a discussão para terça-feira (2), e iniciaremos processo de votação na quarta-feira (3)”, revelou Marun sob a justificativa de que a sessão da comissão especial de hoje poderia ficar ‘esvaziada’ em função do horário em que a votação da reforma trabalhista terminou.

Um tema de tanta relevância [a reforma da Previdência] não merece ter concluída sua discussão num ambiente de esvaziamento”, afirmou Carlos Marun.

O Ministério da Fazenda divulgou uma nota ontem, quarta-feira (26), afirmando que o texto original da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da previdência encaminhado pelo governo Michel Temer (PMDB), representaria uma economia de R$ 793 bilhões no decênio 2018-27.

“Com as mudanças propostas no parecer do relator, essa economia passará a ser de R$ 604 bilhões”, continua o texto da Fazenda, o equivalente a 76% da projeção inicial.

Já a oposição ainda tenta impedir a aprovação da matéria, e aposta na greve geral marcada para amanhã, sexta-feira (28), para tentar convencer os deputados da base aliada a rejeitar a proposta.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS) disse que a reforma da Previdência faria com que apenas 21% dos atuais aposentados conseguissem reunir os critérios para obter o benefício. Isso aconteceria por causa da dificuldade dos trabalhadores de mais baixa renda de alcançar os tempos de contribuição mínimos. Ele também criticou o novo cálculo de benefício proposto pelo relator.

“A proposta do relator piora em muitos casos o que já era previsto na PEC 287/16 [proposta original do governo], que já era muito ruim”, afirmou Pepe. “Um exemplo: em vez de partir de 76% do valor do salário de contribuição, média do salário de contribuição, agora o segurado sairá de 70%. Mesmo quando ele chegar aos 35 anos de contribuição, ainda ele estará perdendo em torno de 13% do valor da aposentadoria”, frisou Vargas. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Últimas Notícias

Cotidiano

Arcebispo Dom Dimas celebrou missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

Esta foi a primeira missa em Ação de Graças pelo Papa Francisco presidida pelo arcebispo, após a morte do Sumo Pontífice

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"