Pular para o conteúdo
Política

Partido Republicano oficializa candidatura de Trump à Presidência

A eleição será em novembro
Arquivo -

A eleição será em novembro

A candidatura do empresário Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos foi oficializada na noite desta terça-feira (19) pelo Partido Republicano. Ele atingiu o número mínimo necessário de delegados para sua indicação como candidato republicano no segundo dia da convenção do partido, em Cleveland. O anúncio de que ele tinha conseguido esse apoio foi feito pelo filho mais velho, Donald Jr., delegado por Nova York. A eleição será em novembro.

No segundo dia da convenção nacional, em Cleveland, Ohio, grandes nomes do partido enfatizaram a união dos delegados em torno das ideias republicanas. O governador de Nova Jersey, Chris Christie, um dos maiores amigos de Trump, e o presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, que só recentemente deu apoio ao candidato, estavam entre eles., assim como os filhos do candidato, Donald Trump Jr. e Tiffany, de 22 anos.

Porém, o sentimento que domina as conversas entre os convencionais é de perplexidade e preocupação com as acusações de que Melania, esposa de Trump, cometeu plágio em discurso feito na abertura da convenção, ontem (18) à noite, possa apagar o brilho do evento. Em todas as campanhas presidenciais, a convenção nacional de cada partido é a melhor oportunidade que os partidos têm de promover seus candidatos e divulgar suas ideias. Em vez disso, as redes de televisão dos Estados Unidos mostram, a todo momento, que Melania Trump repetiu frases inteiras de um discurso feito em 2008 pela atual primeira-dama Michelle Obama, durante convenção do Partido Democrata.

A explicação que vem sendo dada pelo pelo coordenador da campanha de Trump, Paul Manafort, é que Melania usou “palavras e valores comuns” entre candidatos em qualquer campanha. Ele culpou Hillary Clinton, a representante do Partido Democrata, que será oficializada em convenção marcada para segunda-feira (25), por ter espalhado a notícia de que Melania plagiou Michelle.

Alguns assessores da campanha de Trump dão outra versão: a de que a semelhança entre os dois discursos é resultado de um erro dos redatores do pronunciamento de Melania. Ao comentar essas versões, o presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, chegou a dizer que, se comprovado o erro, os redatores seriam demitidos. Mais tarde, porém, o estrategista-chefe da Convenção Nacional do Partido Republicano, Sean Spicer, rejeitou a possibilidade de demissão. Ele disse que a controvérsia é uma “bobagem”.

Os dois discursos

Os trechos do discurso de Melania Trump que mais se assemelham aos de Michelle Obama são os seguintes: 

Melania: “Meus pais incutiram em mim os seguintes valores: que você trabalhe duro para conseguir o que quer na vida: que a sua palavra é o seu compromisso; que você faça o que diz e mantenha a sua promessa; e que você trate as pessoas com respeito. “

Michelle: “E Barack e eu fomos criados com muitos dos mesmos valores: que você trabalha duro para o que quer na vida; que a sua palavra é seu compromisso; e que você faça o que diz que vai fazer; que você trate as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que não as conheça e mesmo que você não concorde com elas”.

Melania: “[Meus pais] ensinaram e me mostraram os valores da moral em sua vida diária. Essa é uma lição que eu vou passar para o nosso filho, e precisamos passar essas lições para as muitas gerações que se seguirem”.

Michelle: “E Barack Obama e eu partimos para construir vidas guiadas por esses valores, e passá-los para as próximas gerações.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira