Pular para o conteúdo
Política

Maranhão cancela sessão de votações de hoje na Câmara e alega quórum baixo

Sessão extraordinária seria nesta segunda
Arquivo -

Sessão extraordinária seria nesta segunda

A semana do chamado esforço concentrado na Câmara dos Deputados nem começou e o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), cancelou a sessão extraordinária prevista para a noite de hoje e a reunião do colégio de líderes marcada para a tarde desta segunda-feira.

Segundo o líder do governo, André Moura (PSC-SE), Maranhão justificou o cancelamento com o argumento de que não haveria quórum para iniciar as votações. “O Waldir Maranhão me comunicou que por conta do quórum baixo – 73 deputados registraram presença até o momento – ele resolveu cancelar a reunião do colégio de líderes e a sessão do dia de hoje”, disse Moura.

O líder do governo disse que a decisão foi precipitada, pois, normalmente, quando há votação na segunda-feira, os deputados chegam na Casa. “Semana passada, passamos a semana sem votar nada e começamos essa semana quebrando o entendimento de começarmos o esforço concentrado [na segunda]”, disse.

Na semana passada, quando anunciou o esforço concentrado, Maranhão disse que iria “recompensar o país”, em uma tentativa de minimizar as críticas que recebeu depois que cancelou, na semana de 20 a 24, as sessões de votação desta semana, por causa das festas juninas no Norte e Nordeste do país. A paralisação das votações se manteve na semana seguinte. Após sofrer diversas críticas, o presidente interino chegou a marcar uma sessão deliberativa na última terça-feira (28), mas que também não foi realizada por falta de quórum.

Ainda de acordo com o líder, Maranhão prometeu manter as votações até quinta-feira à noite (7). O governo tem pressa para destrancar a pauta, trancada por duas medidas provisórias e abrir espaço para a votação de projetos que considera importantes.

Entre as matérias está o projeto o que estabelece novas regras para escolha e atuação de dirigentes de fundos de pensão e o que alonga por mais 20 anos o pagamento das dívidas dos estados junto à União se forem adotadas restrições de despesas por parte dos governos estaduais. O governo pretende votar a urgência da matéria ainda nesta semana. “Num momento em que o país precisa que as matérias sejam votadas, o prejuízo é enorme para o governo e para o país”, reclamou Moura.

Maranhão remarcou a reunião de líderes para a tarde de amanhã (5), quando também será discutida o recesso parlamentar, previsto na Constituição para o período de 17 a 31 de julho. O governo defende a mudança do recesso de julho para o final de setembro. A justificativa seria a proximidade com as eleições municipais. Outros preferem manter o recesso na segunda quinzena de julho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

marcha da maconha

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

sergio aguiar jornalista record

Record demite jornalista por ser ‘sofisticado demais’

Homem não comparece para colocar tornozeleira elétrica e tem prisão preventiva decretada

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

VÍDEO: homem suspeito de furtar mais de 20 casas de luxo é preso em Dourados

Últimas Notícias

Esportes

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

Atletas do país disputaram 7 finais neste sábado na República Tcheca

Cotidiano

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

"Russo" tinha 64 anos e atualmente trabalhava como colunista de esportes do site Dourados News

Esportes

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

Agora, com 17 pontos, o Athletico dá sinais de que pode melhorar na competição

MidiaMAIS

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Irmãozinhos? Guia passava pela região do Touro Morto quando encontrou os animais