Governador planeja construção de corredor bioceânico para facilitar exportações

Reunião com lideranças paraguaias tratou de acordos na região fronteiriça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reunião com lideranças paraguaias tratou de acordos na região fronteiriça

O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), um grupo de lideranças políticas paraguaias, para tratar de acordos de integração, especialmente na área dos transportes, entre Brasil e Paraguai. Segundo o governador, a prioridade da reunião é estabelecer, a longo prazo, a construção de um corredor bioceânico e facilitar o setor de exportação.

Segundo Reinaldo Azambuja, a reunião, na prática, trouxe a confirmação pelo ministros da Indústria e Comércio, Gustavo Leite, e de Obras Públicas e Comunicações, Ramón Jimenez, do derrocamento do trecho que liga Concepción até a pós do Rio Apa. É um aprofundamento do calado para permitir a navegação. A reunião também tratou da construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho.

Através de licitações, já em andamento, as lideranças do Paraguai informaram que a cidade Carmelo Peralta, na divisa com Mato Grosso do Sul, será ligada até Marechal Estigarribia, na divisa com Argentina. Esse trecho totaliza 360 quilômetros e possibilita a saída para o oceano Pacífico.

Ainda segundo o governador, a reunião também acordou tratado específico para bitrens brasileiros adentrarem o Paraguai, até o Porto Concepción, e os caminhões do Paraguai, adentrarem MS, até Bataguassu e Três Lagoas, possibilitando o ir i vir entre mercadorias entre os dois países, assim como existe em acordo entre o Estado do Rio Grande do Sul, com o Uruguai.

O projeto da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho está avaliada em R$ 130 milhões e já foi aprovado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Conforme Azambuja informou, metade do recurso é de responsabilidade do governo brasileiro e a outra metade, do governo paraguaio. “O ministro Gustavo nos disse que caso houver burocracia, através do processo licitatório, que o Paraguai assumiria o custo total e seria ressarcido de outra forma”, explicou o governador.

De acordo com o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS), criar parcerias é importante para tornar os produtos de Mato Grosso do Sul mais competitivos. O mais interessante da reunião, segundo ele, foi quanto as notícias de avanços na integração do transporte dos caminhões brasileiros até o porto de Concepción, no Paraguai, além de rodovias que estão sendo licitadas e construídas para que o Brasil possa levar seus produtos também até a Argentina e a Bolívia.

Também participaram da reunião, o embaixador do Brasil no Paraguai, José Eduardo Martins Felício e o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel María Cáceres.

PROEXPRP

Conforme publicação nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial, o governo do Estado de Mato Grosso instituiu o (PROEXPRP) Programa de Estímulo à Exportação ou à Importação pelos Portos do Rio Paraguai). O decreto prevê benefícios fiscais para exportação através dos portos localizados nos municípios de Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

De acordo com a publicação, o decreto autoriza as seguintes operações: embarque de produtos, objeto de operações de exportação; ou desembarque de produtos, objeto de operações de importação.

“O acordo, a ser celebrado entre o Estado e o estabelecimento interessado, para estabelecer benefício fiscal, é aplicável a operações tributadas, realizadas pelo estabelecimento exportador ou importador”, diz o texto. Ainda segundo o decreto, o programa contempla os plantios de soja e milho e estabelecimentos que exportam produtos resultantes do processo de industrialização.  

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeita eldorado
adriane reforma