Governador diz que “fez o dever de casa”, sobre evolução no ranking na transparência
Nota era de 1,4 no ano passado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nota era de 1,4 no ano passado
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu naa manhã desta sexta-feira (9) com membros da CGU (Controladoria Geral da União) e da Rede de Controle e falou sobre a nova nota obtida pela Escala Brasil Transparente, divulgada nesta data. Segundo o chefe do executivo, o governo fez a sua parte, recebendo a nota máxima.
“Saimos de 1,4 e chegamos a 10. Isso é um motivo de muito orgulho e beneficia toda a população. Esse reconhecimento faz parte do trabalho do governo. Hoje temos um governo transparente. Fizemos nosso dever de casa e a nossa parte. Já tinha pregado esse intuito desde minha campanha de 2014 e tinha como ponto principal”, destacou Azambuja.
A Escala Brasil Transparente mede o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. Mato Grosso do Sul já figurou entre as últimas colocações, mas evoluiu no ranking brasileiro, figurando entre os cinco governos mais transparentes do País, obtendo a nota 9,1 de conceituação, numa escala de 0 a 10.
Além do Estado todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul foram avaliados no âmbito da transparência e apenas Inocência também obteve nota 10.
Transparência – Azambuja destacou que a nota 10 o Estado na avaliação da Rede de Controle da Gestão Pública – que unificou o ranking divulgado anteriormente pelo MPF – mostra a disposição do Governo em abrir as contas públicas. “É um orgulho, uma grande conquista da população sul-mato-grossense que tem um estado mais transparente”, afirmou.
No primeiro levantamento feito ano passado pelo Ministério Público Estadual (MPE), Mato Grosso do Sul recebeu a nota de 1,4 – obtendo a última posição entre os estados brasileiros no ranking da transparência.
A partir de então, o Governo do Estado formou um comitê para reorganizar o serviço de transparência e, entre outras ações, reformou o Portal da Transparência abrindo consulta pública para os procedimentos administrativos tais como contratos, licitações, despesas, receitas, repasses, convênios e os salários dos servidores.
Além do Portal, o Governo do Estado também mantém canais de diálogo permanentes com o cidadão e criou o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) oferecido nos formatos presencial e eletrônico.
A Rede de Controle da Gestão Pública de MS é formada por 17 instituições, dentre elas Advocacia Geral da União; Controladoria Geral da União; Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; Polícia Federal e Tribunal de Contas da União.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
Médico disse em júri que Sophia havia sido estuprada 21 dias antes do crime: ‘Cabeça quase virou 360º’
Médico legista também falou que cabeça de Sophia quase virava 360º
Poluição causada por lagoa de sucroalcooleira vira alvo de inquérito no MPMS
Lagoa da planta da usina de cana-de-açúcar transbordou após receber grande volume de matéria orgânica
Após a protesto na Agepen, Policiais Penais buscam apoio de deputados na Assembleia Legislativa
Policiais penais pedem a regulamentação da categoria no Estado
Empresa de construção coloca à venda ferramentas e maquinários a partir de R$ 100 em leilão virtual
O leilão começa no dia 12 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.