Na ocasião ele garantiu orçamento para eleição deste ano

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes se reuniu com os 27 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para tratas de assuntos do processo eleitoral e das eleições que serão realizadas no próximo dia 2 de outubro. O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) desembargador Divoncir Schreiner Maran esteve presente no encontro.

Na ocasião, segundo assessoria do TRE-MS, o ministro Gilmar Mendes apresentou os novos dirigentes do TSE, como o secretário-geral da Presidência, Luciano Fuck, e o diretor-geral, Maurício Caldas. Segundo ele, esse primeiro contato servirá para construir pontes e estabelecer uma relação franca e aberta no projeto de maior integração da Justiça Eleitoral.

“Não teremos dificuldades de ordem burocrática na relação entre TSE e TREs. Vamos trabalhar com espírito de cooperação para manter o elevado prestígio que a Justiça Eleitoral conquistou perante a sociedade”, destacou o presidente.

Durante o encontro, que ocorreu na manhã da última sexta-feira (13), diversos integrantes dos TREs manifestaram preocupação com os cortes no orçamento que poderiam comprometer a realização das eleições municipais.

Sobre essa questão, o ministro Gilmar Mendes destacou que já está em contato com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e que o diálogo com o Poder Executivo será no sentido de garantir o orçamento para a realização das eleições sem maiores percalços. “Essa questão está devidamente encaminhada”, garantiu.

O ministro Gilmar Mendes anunciou que, ainda no mês de maio, haverá reunião do diretor-geral do TSE com os diretores dos TREs para alinhar as estratégias e, a partir de então, as equipes poderão ter um contato mais próximo.