Deputados foram em Caarapó e querem audiência com Ministro da Casa Civil
Assembleia tem Comissão Permanente de Assuntos Indígenas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assembleia tem Comissão Permanente de Assuntos Indígenas
Os deputados estaduais, Eduardo Rocha (PMDB), Mara Caseiro (PSDB) e Zé Teixeira (DEM), estiveram nessa segunda-feira (20) em Caarapó para ver a situação na região de conflitos entre índios e produtores e tentar ajudar de alguma forma. A informação foi dada por Rocha, que é o presidente da comissão em questão. Segundo ele a situação na área de confronto é muito tensa e preocupante.
“Fomos la para pegar os relatos e ver o que realmente esta acontecendo no município. Tivemos uma reunião com um vereador indígena, que é muito centrado, não tem radicalismo nem para um lado e nem pra o outro, quer paz na região. Conversamos com produtores, agricultores, que estão muito nervosos e com razão. Tentei audiência com os caciques mas não consegui, mas vamos tenar durante a semana que vem, por que queremos a paz na região, se não vai virar uma guerra dentro da cidade. Foram tirados mais de 20 famílias de pequenas propriedades que não tem onde onde ficar, es;toa na rua. Isso é terrível”, disse Rocha.
O parlamentar disse que vai fazer relatório, pegar os depoimentos, marcar com os senadores e pedir uma audiência com o Ministro Chefe da Casa Civil. “Não adianta falar com outra pessoa. Agora é uma decisão política. Eu entendo que tem que colocar ou o exército lá ou o Governo Federal achar uma saída rápida pra poder distensionar essa raiva na região”.
Ela ainda ressaltou que quer pedir para os índios que ao menos libere a rodovia para a colheita. “Estamos tentando convencer os índios a liberar as estradas, pra tirar a produção das fazendas, senão vai perder e ai é um crime, perder comida, alimento. Eu disse aos índios que tivemos acesso que o caminho não é esse”.
O 1º secretário da casa, Zé Teixeira (DEM), e a deputada Mara Caseiro (PSDB) usaram a tribuna para relatar o clima de medo gerado após o confronto em Caarapó. “Os proprietários rurais estão desolados. O medo e a tensão assolam aquela cidade. Constatamos mais uma vez o desrespeito às leis e a falta de ordem em que se encontra o Brasil”, disse Zé Teixeira.
Para Mara Caseiro, a ação foi criminosa e orquestrada. “Ouvi desabafos extremamente humilhantes das famílias que tiveram as propriedades invadidas. Com escolta policial, elas retornaram para buscar os pertences e nada encontraram. Bens foram roubados, máquinas agrícolas queimadas e animais abatidos. Isso é crime. Essas famílias precisam ter os direitos resgatados”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.