Os petistas são alvos do prefeito para ampliar base

Após ter projeto vetado pelo prefeito de , Alcides Bernal (PP), conforme publicação do Diário Oficial desta segunda-feira (25), o vereador e ex-líder do progressista na Câmara Municipal, Marcos Alex (PT), usou as redes sociais para tecer críticas à atitude. Para isso ele usou o slogan de campanha e de administração do PP de forma irônica.

O texto, aprovado no final do ano passado pelos legisladores, prevê isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para para mutuários dos programas habitacionais ‘Minha Casa, Minha Vida', faixa social (áreas de desfavelamento e loteamentos sociais) do Executivo.

“Em primeiro lugar as pessoas? Onde? Somente na propaganda eleitoral. Lamentável e lastimável”, disse em publicação no Facebook. O slogan que Bernal sustentou em período eleitoral e que carrega até hoje durante discurso é “as pessoas em primeiro lugar”.

Entre as justificativas para o veto ele argumentou que “o Projeto de Lei invadiu a competência do Chefe do Poder Executivo Municipal, que detém a competência exclusiva para a iniciativa de leis tributárias benéficas, e, dentro de uma lei tributaria benéfica, concedendo de forma abrangente isenção de impostos e taxas, configurando, portanto, ofensa ao principio da harmonia e independência dos Poderes, elencados no art. 2° da Constituição Federal e, ainda, ao princípio da reserva de administração”.

Outras seis redações foram vetadas pelo prefeito, entre elas a que também diz respeito ao imposto. De autoria do vereador Coringa (PSD) o texto defende que pessoas com câncer não tenham que pagar o tributo. No caso de Alex a atitude de Bernal pode ter ‘esfriado' reaproximação dele com o PT.

Depois de o partido ficar na base mesmo nos 17 meses de cassação, quando voltou o radialista não devolveu às pastas que até março de 2014 pertenciam à sigla. Desta forma a bancada do PT na Câmara Municipal rompeu com o Executivo e se declarou independente. No começo do ano o prefeito hasteou a bandeira da paz paa aumentar a base aliada.