Pular para o conteúdo
Política

Defesa de Delcídio pede afastamento de Renan do Senado

Argumento é o mesmo que motivou afastamento de Cunha 
Arquivo -

Argumento é o mesmo que motivou afastamento de Cunha 

A defesa do Senador Delcídio do Amaral (sem partido – MS), alvo de processo de cassação pelo Senado Federal,  anunciou nesta tarde que vai pedir o afastamento criminal do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). Segundo o advogado Antonio Figueiredo Basto, será protocolodarepresentação criminal contra Renan na Procuradoria-Geral da República, para pedir seu afastamento da função.

Basto informou também, em entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo, que Delcídio não participará da sessão plenária desta terça-feira que pode aprovar a cassação do seu mandato parlamentar1 por considerar que a reviravolta patrocinada por Renan, na segunda-feira (9), ‘viciou’ o processo disciplinar  contra o senador sul-mato-grossense, por quebra de decoro parlamentar.

Na avaliação da defesa, Renan usou o cargo para manipular o plenário da Casa e acelerar a conclusão do processo que pode levar à cassação do mandato do senador. O presidente do Senado condiciou a votação do processo de impeachmeant ao julgamento de Delcídio.

“Ele fez uma barganha afrontosa ao plenário. Já passou da hora de o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal colocarem uma lupa nesse cidadão porque não é de agora que ele vem praticando atos como esse”, afirmou Basto à Folha.

Movitos
A argumentação que será apresentada à PGR é semelhante a que foi acatada pelo ministro do STF,  Teori Zavascki, para determinar o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e do mandato de deputado na semana passada: o uso do uso do cargo para manipular senadores e o processo administrativo da Casa por interesses pessoais.

O advogado de Delcídio ainda, que os senadores fizeram uma “comédia de fantoches” ao ceder á ameaça de Renan Calheiros e revogarem decisão tomada horas antes pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que havia adiado a análise do julgamento de Delcídio. 

A defesa do senador havia conseguido convencer os parlamentares a adiarem a decisão para que a comissão pudesse pedir à Procuradoria-Geral da República os dados sobre um aditamento feito à denúncia contra Delcídio no STF (Supremo Tribunal Federal).

Basto informou que irá apresentar também um mandado de segurança ao STF para questionar a decisão do Senado assim que a votação for encerrada. “A decisão desta terça-feira, seja ela qual for, é absolutamente nula e vamos impugná-la na Justiça”, garantiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradora de MS vítima do ‘golpe da revista’ será indenizada em R$ 12,5 mil

Polícia prende homem que matou jovem a facadas e deixou outro ferido em MS

Maestro João Carlos Martins revela câncer agressivo aos 84 anos

Equipes da Sisep

Após temporal, força-tarefa atua para minimizar estragos da chuva em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

operário time feminino

Operário de MS enfrenta time de MT na estreia da série A3 do Brasileirão

Enteado de 13 anos é suspeito de ferir padrasto com golpe de facão na cabeça em MS

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians expõe falhas a Dorival no Maracanã e é goleado pelo Flamengo

As duas equipes voltam a campo no meio da semana, pela Copa do Brasil. O Corinthians desafia o Novorizontino, enquanto o Flamengo pega o Botafogo da Paraíba

Transparência

Empresa receberá R$ 1,1 milhão para operar o aterro sanitário de Jardim por 3 meses

Serviço contratado por dispensa de licitação pelo Cidema prevê operação do aterro sanitário e o transporte de resíduos sólidos dos municípios que integram consórcio de municípios

Cotidiano

Em meio a crateras, moradores do chácara dos poderes precisam encarar desvio de 5 km

Com a principal via de acesso ao bairro interditada pelas crateras, moradores precisam optar por desvio pelo bairro Noroeste

Mundo

Carro invade festival, atropela 20 pessoas e mata 11 no Canadá

Testemunhas relataram que um veículo preto estava trafegando de forma irregular na área do festival